Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34806
Título: A implantação de práticas sustentáveis na empresa Karina Plásticos
Título(s) alternativo(s): The implementation of sustainable practices at Karina Plásticos
Autor(es): ALMEIDA, Bianca Reinol de
GOMES, Luciana dos Santos Mendes
Orientador(es): PASQUALINI, Elaine
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Sustentabilidade;Economia circular;Empresas
Data do documento: 25-Jun-2025
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: ALMEIDA, Bianca Reinol de; GOMES, Luciana dos Santos Mendes. A implantação de práticas sustentáveis na empresa Karina Plásticos, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.
Resumo: A sustentabilidade nas empresas se tornou importante e a preocupação com o meio ambiente passou a fazer parte das ações das organizações do mundo. O objetivo deste trabalho foi analisar o processo de implantação de práticas sustentáveis e os impactos sociais e ambientais, na empresa Karina Plásticos, localizada em Guarulhos, estado de São Paulo. A metodologia envolveu a revisão bibliográfica, como artigos, documentos, entre outros. Os resultados mostraram a empresa tem investido em ações alinhadas à economia circular e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente os ODS 12 e 13. Entre suas iniciativas destacam-se o uso de matérias-primas recicladas, o desenvolvimento de plásticos verdes à base de cana-de-açúcar e tecnologias de produção limpa. Também foi verificado que ela tem conseguido integrar inovação e responsabilidade social, mesmo diante de desafios como a ausência de incentivos fiscais e limitações na infraestrutura de reciclagem. Para superar esse problema, a empresa investe em parcerias para expandir suas ações sustentáveis e aderir a programas internacionais. Concluiu-se que as medidas adotadas podem beneficiar a comunidade por meio das suas políticas de sustentabilidade e seu compromisso social com projetos, além do uso do plástico verde e a ênfase na economia circular, que promovem a melhoria da qualidade ambiental local, para contribuir na redução da poluição do ar, da água e do solo na região. Como continuidade do trabalho, sugere-se pesquisar a efetividade das políticas públicas de incentivo à economia circular no Brasil e como elas podem ser aprimoradas para impulsionar
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34806
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.