Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34762
Título: KSS: Knowledges scholary sphere.
Título(s) alternativo(s): KSS: Knowledges scholary sphere.
Autor(es): BIANCONI, Arthur Juner Cavariani
ANTONIETO, Arthur Rodrigues
Orientador(es): BALBO, Luiz Henrique
Outro(s) contribuidor(es): BALBO, Luiz Henrique
BROMBATI, Ana Beatriz de Campos
SILVA, Matheus de Sousa
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Plataforma digital;Educação;Tecnologia
Data do documento: Jul-2025
Editor: 138
Referência Bibliográfica: BIANCONI, Arthur Juner Cavariani; ANTONIETO, Arthur Rodrigues. KSS: knowledges scholary sphere, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistema) - ETEC Professor Armando José Farinazzo, Fernandópolis, 2025.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso apresenta a criação da plataforma KSS (Knowledge Scholarly Sphere), um sistema de ensino inovador que procura ultrapassar as restrições do ensino convencional através da incorporação de tecnologias digitais e métodos de aprendizagem ativa. Inspirado nos princípios construtivistas, o projeto busca proporcionar uma solução unificada para o aprendizado autodidata, empregando recursos como ciclos de estudo adaptáveis, Flashcards - cartões de memória inteligentes - e ferramentas multimídia, com o objetivo de aumentar a autonomia e o envolvimento dos alunos. A fundamentação se dá por estudiosos como Moran (2012) e Behrens (2018), que ressaltam a função transformadora da tecnologia quando combinada a estratégias pedagógicas inovadoras. Além disso, estudos de campo com 48 usuários evidenciaram a fragmentação das plataformas já existentes como um fator à efetividade educacional. A metodologia envolveu uma revisão bibliográfica, avaliação e análise de softwares análogos (Teachy, Glau, Sindria.ai) e a modelagem de requisitos foi realizada por meio de diagramas de casos de uso. O resultado foi um design focado na usabilidade e na identidade visual contemporânea, representada por um logotipo minimalista com elementos como um chimpanzé, simbolizando curiosidade e inteligência. Os dados demonstraram a capacidade da plataforma em impulsionar uma administração do conhecimento mais intuitiva e compreensível, salientando a demanda por soluções tecnológicas que valorizem a interação e a personalização. Em suma, determina-se que o KSS é um progresso na educação digital, desde que seja aplicado com qualificação docente apropriada e em sintonia com práticas de ensino inovadoras.
This final course project presents the creation of the KSS (Knowledge Scholarly Sphere) platform, an innovative educational system that seeks to overcome the limitations of conventional teaching through the incorporation of digital technologies and active learning methods. Inspired by constructivist principles, the project aims to provide a unified solution for self-directed learning by employing resources such as adaptable study cycles, Flashcards—intelligent memory cards—and multimedia tools, with the goal of increasing student autonomy and engagement. The theoretical foundation is based on scholars such as Moran (2012) and Behrens (2018), who emphasize the transformative role of technology when combined with innovative pedagogical strategies. Furthermore, field studies with 48 users highlighted the fragmentation of existing platforms as a factor affecting educational effectiveness. The methodology involved a literature review, evaluation and analysis of similar software (Teachy, Glau, Sindria.ai), and the requirements modeling was carried out through use case diagrams. The result was a design focused on usability and contemporary visual identity, represented by a minimalist logo featuring elements such as a chimpanzee, symbolizing curiosity and intelligence. The data demonstrated the platform’s ability to foster a more intuitive and comprehensible approach to knowledge management, underscoring the demand for technological solutions that value interaction and personalization. In summary, it is concluded that KSS represents progress in digital education, provided it is applied with proper teacher qualification and aligned with innovative teaching practices.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34762
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - KSS Knowledge Scholarly Sphere.pdf
  Restricted Access
2.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
Sistema - KSS Black.rar
  Restricted Access
4.5 MBUnknownVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
Sistema - KSS White.rar
  Restricted Access
4.49 MBUnknownVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.