Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34730
Title: Soul: concepção e desenvolvimento de um jogo 2D de plataforma com narrativa interativa e direção de arte em pixel art.
Other Titles: Soul: conception and development of a 2D platform game with interactive narrative and pixel art art direction.
Authors: SANTOS, Leonardo Augusto
VINTURE, Murilo Del Pino
AMICUCCI, Rafaela Bello
XAVIER, Rodrigo Lucon
Advisor: PACHECO, Josilene Franco
Other contributor: ZACATO, André
PACHECO, Josilene Franco
SILVA, Matheus de Sousa
type of document: Artigo Científico
Keywords: Jogos;Plataforma digital;Rpg (linguagem de programação)
Issue Date: Jul-2025
Publisher: 138
Citation: SANTOS, Leonardo Augusto; VINTURE, Murilo Del Pino; AMICUCCI, Rafaela Bello; XAVIER, Rodrigo Lucon. Soul: concepção e desenvolvimento de um jogo 2D de plataforma com narrativa interativa e direção de arte em pixel art, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistema) - ETEC Professor Armando José Farinazzo, Fernandópolis, 2025.
Abstract: O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta o desenvolvimento do jogo Soul, um projeto digital do tipo plataforma 2D (bidimensional) com elementos de RPG (Role Playing Game), narrativa interativa e visual em pixel art.. A proposta integra áreas como programação, design gráfico, estrutura narrativa e experiência do usuário. O desenvolvimento foi realizado com base em metodologia prática e bibliográfica, utilizando as ferramentas GameMaker para o desenvolvimento do jogo e LibreSprite para a criação de sprites. Como complemento, também foi desenvolvido um site vinculado ao projeto, onde os usuários podem realizar login, acompanhar seu progresso e acessar informações. O projeto visa demonstrar a aplicação de conceitos técnicos e criativos no desenvolvimento de jogos digitais independentes, explorando os aspectos visuais, interativos e narrativos dessa mídia.
This Final Project presents the development of Soul, a 2D platformer digital game featuring RPG elements, interactive narrative, and pixel art visuals. The project integrates programming, graphic design, narrative structure, and user experience. It was developed using a practical and bibliographic methodology, employing GameMaker for game development and LibreSprite for sprite creation. A complementary website was also developed, allowing users to log in, view their progress, and access game-related content. The project demonstrates the application of both technical and creative concepts in the development of independent digital games, highlighting visual, interactive, and narrative aspects of the medium.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34730
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