Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34720
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSILVÉRIO, Magdo Martins-
dc.contributor.authorCOSTA, Caique Reimberg Leite Santos-
dc.contributor.authorLEITE, Rodrigo Ramos Valentim Leite-
dc.contributor.authorREINALDO, Jéssica de Santa Rita-
dc.contributor.authorTABOZA, Nickollas Gonçalves de Sousa-
dc.date.accessioned2025-08-13T12:44:31Z-
dc.date.available2025-08-13T12:44:31Z-
dc.date.issued2025-06-27-
dc.identifier.citationCOSTA, Caique Reimberg Leite Santos; LEITE, Rodrigo Ramos Valentim Leite; REINALDO, Jéssica de Santa Rita; TABOZA, Nickollas Gonçalves de Sousa. A importância do ensino técnico para a inserção dos jovens no mercado de trabalho, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Recursos Humanos) - Escola Técnica Estadual ETEC Irmã Agostina (Jardim Satélite - São Paulo), São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34720-
dc.description.abstractNeste trabalho apresentado, os autores abordam a importância do ensino técnico para a inserção dos jovens no mercado de trabalho, com evidências de que, o conhecimento técnico atrelado às suas competências socioemocionais adquiridas através de um curso técnico, facilitam a inserção desse jovem no mercado de trabalho em comparação àqueles que não apresentam nenhum tipo de qualificação técnica. Considerando o mercado de trabalho em sua atualidade, o cenário em que os jovens se encontram é de intensa competitividade profissional, diante de dificuldades logo em seu início de carreira. Com a pesquisa realizada, uma análise com características quantitativa, abordagem explicativa e exploratória foi apresentada, buscando aliar e compreender a importância das soft skills e das hard skills para esses jovens, contribuindo fortemente para maiores chances de empregabilidade, com cargos de plenas competências. Este trabalho exalta a importância de incentivar os jovens para desenvolvimento profissional através de formação técnica, adquirindo e aprimorando habilidades para que se qualifiquem para o mercado de trabalho.pt_BR
dc.description.abstractIn this work, the authors discuss the importance of technical education for young people to enter the job market, when we see that technical knowledge combined with the socio-emotional skills acquired through a technical course make it easier for these young people to enter the job market than those who do not have any kind of technical qualification. Considering the current job market, the scenario in which young people find themselves is one of intense professional competitiveness, faced with difficulties right from the stars of their careers. With the research carried out, an analysis was presented with quantitative characteristics, an explanatory and exploratory approach, seeking to combine and understand the importance of soft skills and hard skills for these young people, this is a major contribution towards greater chances of employability, with positions of full competency, when compared to other young people who lack technical knowledge. In this way, this work highlights the importance of encouraging these young people to develop professionally through technical training, acquiring and improving skills so that they qualify for the job market.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Recursos Humanospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher238pt_BR
dc.subjectEnsino profissional e técnicopt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA importância do ensino técnico para a inserção dos jovens no mercado de trabalhopt_BR
dc.title.alternativeThe importance of technical education for the insertion of young people into the job marketpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A Importância do Ensino Técnico para a inserção dos jovens no mercado de trabalho.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.