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Título: E-commerce de calçados: Raptor Street
Título(s) alternativo(s): Footwear E-Commerce: Raptor Street
Autor(es): WAUGHAN, Carlos Mendes
SANTOS, Diego Rodrigo Mendes
BARBOSA, Eduardo Shinjato
SILVA, Ezequiel Paulino Costa da
ISHIDA, Gabriel Akio
SANTOS, Gabriel Cavalcante
OLIVEIRA, Guilherme Santos
Orientador(es): LOPES, Fabiano Jorge Oliveira
Outro(s) contribuidor(es): TENÓRIO, Wellington Cidade Silva
ALVES JUNIOR, Enildo Candido
LOPES, Sandra
Tipo documental: Relatório Técnico
Palavras-chave: Comércio eletrônico;Vendas;Calçados;Sistemas
Data do documento: Dez-2024
Editor: 041
Referência Bibliográfica: WAUGHAN, Carlos Mendes; SANTOS, Diego Rodrigo Mendes; BARBOSA, Eduardo Shinjato; SILVA, Ezequiel Paulino Costa da; ISHIDA, Gabriel Akio; SANTOS, Gabriel Cavalcante; OLIVEIRA, Guilherme Santos. E-commerce de calçados: Raptor Street. Relatório Técnico (Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas) -- Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Etec Professor Basilides de Godoy: São Paulo, 2025.
Resumo: O Brasil é um dos principais protagonistas no mercado global de calçados, ocupando o quinto lugar em produção e o quarto em consumo mundial. Em 2022, o país foi responsável por 3,7% da produção mundial, com um crescimento estimado de 0,1 ponto percentual em 2023. No âmbito das exportações, o Brasil se posiciona como o 12º maior exportador de calçados, com um aumento significativo nas vendas externas entre 2021 e 2022, tanto em volume quanto em valor. Diante desse cenário, a demanda crescente de calçados no mercado nacional e mundial impulsiona o desejo de ampliar o alcance das vendas, sendo o e-commerce uma ferramenta chave para atingir consumidores de diferentes regiões do Brasil. O objetivo deste trabalho é desenvolver um e-commerce para um cliente do setor calçadista, com foco na maximização do alcance da loja, atendendo à demanda do mercado e oferecendo um sistema prático e funcional. A pesquisa realizada analisou a viabilidade econômica e mercadológica de um e-commerce de calçados, demonstrando que o modelo é rentável e que empresas do setor, como Nike e Adidas, têm obtido sucesso nesse formato. Com isso, o projeto visa criar uma plataforma online eficiente e rentável, visando o crescimento do negócio no mercado brasileiro.
Brazil is one of the main players in the global footwear market, ranking as the fifth largest producer and the fourth largest consumer worldwide. In 2022, the country accounted for 3.7% of global footwear production, with an estimated growth of 0.1 percentage points in 2023. In terms of exports, Brazil ranks as the 12th largest exporter of footwear, with significant increases in sales between 2021 and 2022, both in volume and value. In this context, the growing demand for footwear in both national and international markets drives the desire to expand sales reach, with e-commerce serving as a key tool to access customers across different regions of Brazil. The objective of this study is to develop an e-commerce platform for a client in the footwear sector, aiming to maximize store reach by creating a practical and functional system. The research conducted analyzed the economic and market feasibility of a footwear e-commerce business, demonstrating that this model is profitable and that companies in the sector, such as Nike and Adidas, have found success with it. Thus, the project seeks to create an efficient and profitable online platform, aiming for business growth within the Brazilian market.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34629
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