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Título: Treinamento e desenvolvimento: feedback como ferramenta estratégica de aprendizado
Título(s) alternativo(s): Training and development: feedback as a strategic learning tool
Autor(es): FURLAN, Ana Elisa Gera
OLIVEIRA, Maria Paula Pereira
Orientador(es): OLIVEIRA, Daltro de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Motivação;Motivação do empregado;Desempenho no trabalho
Data do documento: 10-Jul-2025
Editor: 109
Referência Bibliográfica: FURLAN, Ana Elisa Gera; OLIVEIRA, Maria Paula Pereira. Treinamento e desenvolvimento: feedback como ferramenta estratégica de aprendizado, 2025. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos) - Fatec Franca. “Dr. Thomaz Novelinho”, 2025
Resumo: Apesar da crescente valorização do capital humano e dos investimentos em programas de Treinamento e Desenvolvimento, muitas organizações ainda negligenciam o papel estratégico do feedback no processo de aprendizagem. A ausência de feedback estruturado e contínuo compromete não apenas o desenvolvimento individual dos colaboradores, mas também o desempenho coletivo das equipes e os resultados organizacionais. Este estudo busca abordar o feedback como ferramenta estratégica no processo de Treinamento e Desenvolvimento, destacando sua importância para a comunicação eficaz e o aprendizado organizacional. A pesquisa justifica-se pela necessidade de reconhecer o feedback como elemento fundamental para potencializar os resultados dos programas de Treinamento e Desenvolvimento e promover um ambiente de aprendizagem contínua. Por meio de revisão bibliográfica, foram identificadas as principais teorias e conceitos relacionados ao feedback, à comunicação e ao processo de aprendizagem e desenvolvimento humano em ambientes corporativos. Os resultados buscam evidenciar a perspectiva de que o feedback eficaz contribui significativamente para o desenvolvimento de competências, o engajamento dos profissionais e a melhoria do desempenho organizacional. Percebe-se que a adoção de estratégias de feedback bem estruturadas é essencial para maximizar o impacto das ações de treinamento, favorecendo o crescimento profissional dos colaboradores e a competitividade das organizações.
Despite the growing appreciation of human capital and investments in Training and Development programs, many organizations still neglect the strategic role of feedback in the learning process. The absence of structured and continuous feedback compromises not only the individual development of employees but also the collective performance of teams and organizational results. This study aims to address feedback as a strategic tool in the Training and Development process, highlighting its importance for effective communication and organizational learning. The research is justified by the need to recognize feedback as a fundamental element to enhance the outcomes of Training and Development programs and to promote a continuous learning environment. Through a literature review, the main theories and concepts related to feedback, communication, and the process of learning and human development in corporate environments were identified. The results seek to demonstrate that effective feedback significantly contributes to the development of competencies, employee engagement, and organizational performance. It is concluded that the adoption of well-structured feedback strategies is essential to maximize the impact of training actions, fostering the professional growth of employees and the competitiveness of organizations.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34600
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