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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34547
Título: | Análise da qualidade da alimentação escolar em escolas da Rede Pública do Município de Cruzeiro-SP e sua importância para o desenvolvimento infantil, sob a perspectiva das diretrizes do PNAE.2025. |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of the quality of school meals in public schools in the Municipality of Cruzeiro-SP and its importance for child development, from the perspective of PNAE guidelines |
Autor(es): | PRADO, Aline Mara da Silva SANTOS, Izabel Cristina dos MOTA, Kátia Cristina Gonçalves da DINIZ, Maria Lucy Saioron |
Orientador(es): | CARVALHO, Hilária Maria Martins de |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Nutrição infantil;Alimentação escolar |
Data do documento: | 2025 |
Editor: | 077 |
Referência Bibliográfica: | PRADO, Aline Mara da Silva, SANTOS, Izabel Cristina dos, MOTA, Kátia Cristina Gonçalves da, DINIZ, Maria Lucy Saioron, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Nutrição e Dietética)-ETEC Prof. José Sant'Ana de Castro de Cruzeiro, Cruzeiro, 2025. |
Resumo: | A alimentação adequada desempenha um papel fundamental no
desenvolvimento infantil, especialmente nas escolas, proporcionando os nutrientes
necessários para o crescimento, a saúde e o aprendizado das crianças. Isso se fez
ainda mais importante em escolas públicas, uma vez que em muitos casos as crianças
que estudam em tais instituições de ensino não possuem uma alimentação de
qualidade. Diante disso, a presente monografia busca analisar a qualidade da
alimentação escolar em escolas da rede pública no município de Cruzeiro -SP e sua
importância no desenvolvimento infantil sob a perspectiva das diretrizes do Programa
Nacional da Alimentação Escolar (PNAE). Também é abordado o impacto da
alimentação escolar no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, bem como a
necessidade de educação alimentar e nutricional, desafios e perspectivas futuras.
Este trabalho conclui que, embora haja avanços na oferta de alimentação escolar
adequada às diretrizes do PNAE na rede pública, ainda desafios persistem, como
recursos insuficientes, logística e necessidade de maior capacitação. A pesquisa
evidenciou que as refeições fornecidas de fato atendem às recomendações
nutricionais, sobretudo na oferta de frutas, verduras e legumes, o que contribui
positivamente para o desenvolvimento físico, cognitivo e bem-estar das crianças.
Contudo, para potencializar o impacto da merenda escolar como ferramenta de
promoção da saúde, é fundamental fortalecer a integração entre políticas públicas,
profissionais, gestores e a comunidade, promovendo ações educativas, inclusão de
alimentos regionais e sustentáveis, e assegurando a equidade no acesso a refeições
de qualidade. Assim, reforça-se que a alimentação escolar deve ser prioridade
estratégica na educação e saúde, promovendo uma infância mais saudável, equitativa
e sustentável, com o compromisso de todas as partes envolvidas, visando melhorias
contínuas e transformação social. Adequate nutrition plays a fundamental role in child development, especially in schools, providing the nutrients necessary for children's growth, health and learning. This has become even more important in public schools, since in many cases children who study in such educational institutions do not receive quality nutrition. In view of this, this monograph seeks to analyze the quality of school meals in public schools in the city of Cruzeiro - SP and its importance in child development from the perspective of the guidelines of the National School Feeding Program (PNAE). It also addresses the impact of school meals on children's development and learning, as well as the need for food and nutritional education, challenges and future perspectives. This work concludes that, although there has been progress in providing school meals that are appropriate to the PNAE guidelines in the public network, challenges still persist, such as insufficient resources, logistics and the need for greater training. The research showed that the meals provided do in fact meet nutritional recommendations, especially in the provision of fruits, vegetables and legumes, which contributes positively to the physical and cognitive development and well-being of children. However, to maximize the impact of school meals as a health promotion tool, it is essential to strengthen the integration between public policies, professionals, managers and the community, promoting educational actions, inclusion of regional and sustainable foods, and ensuring equity in access to quality meals. Thus, it is reinforced that school meals must be a strategic priority in education and health, promoting a healthier, more equitable and sustainable childhood, with the commitment of all parties involved, aiming at continuous improvements and social transformation. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34547 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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