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Título: Proposta de espaço infantil em recepção de clínica odontológica
Título(s) alternativo(s): Proposal for a children's area in the reception area of a dental clinic
Autor(es): SILVA, Lara Stefany Ribeiro
Orientador(es): SORIA, Eloisa Marchi dos Anjos
BARBOSA, Adriana Sierra Assencio Almeida
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Humanização;Saúde da criança;Clínica odontológica;Brinquedos
Data do documento: Mai-2024
Editor: 196
Referência Bibliográfica: SILVA, Lara Stefany Ribeiro. Proposta de espaço infantil em recepção de clínica odontológica. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar) - Faculdade de Tecnologia FATEC Bauru, Bauru, 2024.
Resumo: A humanização hospitalar busca melhorar a qualidade do atendimento dos pacientes com base no conceito de saúde global. É necessário que todas as pessoas que tenham contato com a criança, saibam que não se deve tratar somente a doença e sim vê-la como um todo, com suas necessidades específicas, como o brincar. Em 2005, ocorreu a publicação de leis brasileiras propondo regulamentar e oferecer um atendimento humanizado nas brinquedotecas, através da instalação e funcionamento nos estabelecimentos hospitalares que atendem crianças durante o processo de internação. O objetivo do presente estudo foi desenvolver uma proposta de brinquedoteca em uma clínica odontológica. A metodologia utilizada foi através da busca a partir das referências da área de saúde na literatura e legislação vigente no país referente a concepção de uma brinquedoteca. Como resultado foi possível verificar a importância dos elementos essenciais na brinquedoteca, destacando como a escolha adequada que pode enriquecer o desenvolvimento infantil. A conclusão do presente estudo confirma que a humanização no ambiente hospitalar através do trabalho lúdico nas enfermarias pediátricas contribui para o bem-estar das crianças, alivia tensões, provoca alterações favoráveis no seu estado psicológico e promove a sua socialização no hospital, um território completamente inexplorado.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34490
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