Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34409
Título: Protocolo MQTT para aplicações de rastreio de ônibus em tempo real
Autor(es): AZEVEDO, João Vitor Ramos
Orientador(es): TOMAZELA, Maria das Graças J. M.
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Mobilidade urbana;Transporte coletivo;Rastreamento
Data do documento: Dez-2021
Editor: 003
Referência Bibliográfica: AZEVEDO, João Vitor Ramos. Protocolo MQTT para aplicações de rastreio de ônibus em tempo real. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas)-Faculdade de Tecnologia José Crespo Gonzales, Sorocaba, 2021.
Resumo: Uma parte importante do desenvolvimento das cidades está no transporte coletivo, devido ao fato de proporcionar benefícios significativos para o meio em que se encontram. Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o transporte coletivo polui 19 vezes menos que motocicletas e 8 vezes menos que carros, além disso, um ônibus possui a capacidade de transportar até quarenta pessoas de uma vez, que diretamente, reduz o tráfego de automóveis nas ruas. Desta forma, é possível perceber que o transporte coletivo pode beneficiar tanto o meio ambiente, quanto seus passageiros. Assim, o objetivo deste trabalho foi aplicar o protocolo MQTT no rastreio de ônibus na cidade de Sorocaba, de forma a demonstrar como o sistema de transporte coletivo pode se beneficiar dessa estrutura. Trata-se de uma pesquisa experimental, a partir da qual foi desenvolvido um Broker, que é um servidor capaz de administrar e garantir a troca de mensagens entre clientes assinantes e publicadores em uma rede, identificados como Subscribers e Publishers, respectivamente. A linguagem de programação utilizada foi o Javascript, o banco de dados é o MongoDB e o ambiente de execução Node.js. Os dados utilizados para a representação do funcionamento do Broker são coordenadas que são publicadas por um Publisher por meio de um tópico criado e denominado “sorocaba/campolim”, representando um ônibus, visando a simular o posicionamento atual de um ônibus, que por sua vez são recebidas pelo banco de dados MongoDB, representando um Subscriber, que é um dispositivo assinante do tópico “sorocaba/campolim. O aplicativo foi validado por meio de testes de envios e recebimentos de coordenadas entre Publisher e Subscriber. Este trabalho apresenta como o protocolo MQTT pode ser útil e eficiente para aplicações que envolvam o controle de ônibus em tempo real e torne mais atrativa a utilização de transportes coletivos na cidade de Sorocaba, de forma a reduzir a circulação de automóveis e consequentemente a redução dos níveis de poluição da cidade.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34409
Aparece nas coleções:Trabalhos de conclusão de curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analise_de_sistemas_2021_2_joao_vitor_ramos_azevedo_protocolo_mqtt_para_aplicacoes_de_rastreio_de_onibus_em_tempo_real.pdf
  Restricted Access
926.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.