Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34366
Título: Descrição arquivística para documentos sonoros: um estudo dos cilindros da coleção da Família Reverendo James Sunderland
Título(s) alternativo(s): Archival description for sound documents: a study of cylinders from the Reverend James Sunderland Family Collection
Autor(es): SALICINI, Carolina David
DURO, Elissa Novelli
VALIM, Juliana Fascina
ARAUJO, Luise Arthur
MONTEIRO, Thaynara Andrade
Orientador(es): GABRIEL, Yara Cristina
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Descrição arquivística;Arquivos pessoais
Data do documento: 17-Jun-2025
Editor: 159
Referência Bibliográfica: SALICINI, Carolina David; DURO, Elissa Novelli; VALIM, Juliana Fascina; ARAUJO, Luise Arthur; MONTEIRO, Thaynara Andrade. Descrição arquivística para documentos sonoros: Um Estudo dos Cilindros da Coleção da Família Reverendo James Sunderland, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Arquivo) - Etec Parque da Juventude, 2025.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo propor uma descrição arquivística para documentos sonoros, com foco nas cartas fonadas da coleção documental da família do Reverendo James Sunderland, atualmente custodiado pela Biblioteca da Universidade da Califórnia em Santa Barbara (UCSB). As cartas fonadas, registros de voz enviados como forma de comunicação pessoal no início do século XX, são documentos historicamente relevantes, mas ainda pouco sistematizados em termos de tratamento arquivístico. A partir de uma abordagem qualitativa, esta pesquisa fundamenta-se nas normas ISAD(G) e NOBRADE para propor um modelo de descrição aplicável a esse tipo documental. Inicialmente, apresenta-se uma contextualização histórica da gravação sonora e da evolução dos suportes fonográficos, destacando a importância das gravações vernaculares. Em seguida, analisa-se criticamente o modelo de indexação biblioteconômico adotado pela UCSB, evidenciando suas limitações quanto à manutenção do contexto e da organicidade dos documentos. A pesquisa argumenta que a lógica arquivística é mais adequada para garantir a autenticidade, acessibilidade e integridade de conjuntos documentais como o estudado, que apresenta características próprias de fundos familiares. Como produto final, propõe-se uma estrutura de descrição arquivística específica para as cartas fonadas, considerando os elementos técnicos, contextuais e funcionais necessários à preservação e à difusão do conteúdo. O estudo destaca a relevância de metodologias arquivísticas para o tratamento de documentos sonoros e contribui para a valorização dos arquivos pessoais como fontes legítimas de memória histórica e social.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34366
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DESCRI~1.PDFARTIGO760.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto.pdfPRODUTO112.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.