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Title: Correção ortográfica-gramatical de redações utilizando inteligência artificial
Authors: BONEL, Pedro Henrique Gonçalves
Advisor: TOMAZELA, Maria das Graças J. M.
type of document: Monografia
Keywords: Linguagem natural;Inteligência artificial;Redação
Issue Date: Jun-2021
Publisher: 003
Citation: BONEL, Pedro Henrique Gonçalves. Correção ortográfica-gramatical de redações utilizando inteligência artificial. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas)-Faculdade de Tecnologia José Crespo Gonzales, Sorocaba, 2021.
Abstract: Criado em 1998, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova realizada para possibilitar o acesso ao ensino superior nas universidades públicas do Brasil por meio do Sistema de Seleção Unificado (SiSU). A prova é composta por duas etapas, um questionário de 180 questões sobre as principais matérias abordadas durante os três anos do Ensino Médio e o desenvolvimento de uma redação, na maioria das vezes dissertativa-argumentativa. Parte do processo de correção, mais especificamente o questionário, é realizado de forma automatizada, porém as redações são corrigidas manualmente por uma banca de professores certificados para essa ação. Analisando-se os sites que apresentam os números de inscritos para o ENEM, é possível notar um acentuado crescimento na quantidade de inscritos que implica na contratação de um número cada vez maior de professores para executar a correção dessas redações. Visando a simplificar o processo de correção e avaliação de redações o objetivo deste trabalho foi implementar uma ferramenta que utiliza Inteligência Artificial (IA) para corrigir automaticamente as redações dissertativas-argumentativas utilizando conceitos de Processamento de Linguagem Natural para avaliar a ortografia e a gramática de um texto argumentativo-dissertativo. e reduzir a carga manual das bancas avaliadoras. Assim, foi utilizado o Processamento de Linguagem Natural para construção de um modelo para correção automática de redações. Espera-se com a realização deste trabalho que os algoritmos de inteligência artificial implementados sejam capazes de corrigir redações de forma similar a uma correção realizada por bancas avaliadoras.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34360
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