Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34304
Título: Dependência tecnológica no trabalho: estratégias do RH para combater a dependência tecnológica no local de trabalho
Título(s) alternativo(s): Technology Dependence at Work: HR Strategies to Combat Technology Dependence in the Workplace
Autor(es): BARBOSA, Larissa Aparecida
RIBEIRO, Thalita Cristina de Oliveira
Orientador(es): CARVALHO, Daltro Oliveira de
Outro(s) contribuidor(es): CARVALHO, Daltro Oliveira de
RABELO, Adriana Cristina Araújo
SALLES, Taciana Lucas de Afonseca
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho;Saúde mental
Data do documento: 2-Jun-2025
Editor: 109
Referência Bibliográfica: BARBOSA, Larissa Aparecida; RIBEIRO, Thalita Cristina de Oliveira. Dependência tecnológica no trabalho: estratégias do RH para combater a dependência tecnológica no local de trabalho, 2025. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos) - Fatec Franca. “Dr. Thomaz Novelinho”, 2025
Resumo: O presente trabalho aborda o papel do setor de Recursos Humanos na promoção de um ambiente corporativo equilibrado, considerando a crescente dependência tecnológica dos colaboradores. Com o título "Dependência Tecnológica no trabalho – Estratégias do RH para combater a dependência tecnológica no local de trabalho o objetivo deste estudo é analisar o impacto da dependência tecnológica no ambiente de trabalho e desenvolver estratégias eficazes de Recursos Humanos para mitigar os efeitos negativos, promovendo um equilíbrio saudável entre o uso da tecnologia e o bem-estar dos funcionários. Utilizando uma metodologia qualitativa e exploratória, com base em referencial teórico e artigos acadêmicos, são discutidas as implicações da dependência tecnológica para a produtividade, saúde mental e relações interpessoais dos colaboradores. Os resultados destacam estratégias recomendadas para que o RH promova uma reconexão com a "vida real", tais como a intervenção em casos severos e o apoio psicológico e reabilitação digital. Consideramos que a atuação do RH é fundamental para equilibrar o uso da tecnologia e o bem-estar dos colaboradores, contribuindo para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
The present work addresses the role of the Human Resources sector in promoting a balanced corporate environment, considering employees' increasing technological dependence. Entitled "Technological Dependence at Work – HR Strategies to Combat Technological Dependence in the Workplace," the objective of this study is to analyze the impact of technological dependence in the work environment and to develop effective Human Resources strategies to mitigate its negative effects, promoting a healthy balance between technology use and employee well-being. Using a qualitative and exploratory methodology, based on theoretical frameworks and academic articles, the study discusses the implications of technological dependence on employee productivity, mental health, and interpersonal relationships. The results highlight recommended strategies for HR to foster a reconnection with "real life," such as intervention in severe cases and psychological support and digital rehabilitation. We conclude that the role of HR is essential in balancing technology use and employee well-being, contributing to a healthier and more productive work environment.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34304
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
10. LARISSA_THALITA.pdf
  Restricted Access
1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.