Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34199
Título: Educação em saúde sobre a sífilis: o papel do técnico em enfermagem na prevenção e orientação para adolescentes
Autor(es): SOARES, Julia Airi Ashikawa de
NASCIMENTO, Juliana Silva
RODRIGUES, Pedro Henrique Magno
CAMARGO, Rillary Walleska Verona de
Orientador(es): SANTOS, Lucimária Pereira
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Sífilis;Doenças sexualmente transmissíveis
Data do documento: 27-Jun-2025
Editor: 159
Referência Bibliográfica: SOARES, Julia Airi Ashikawa de; NASCIMENTO, Juliana Silva; RODRIGUES, Pedro Henrique Magno; CAMARGO, Rillary Walleska Verona de. Educação em saúde sobre a sífilis: o papel do técnico em enfermagem na prevenção e orientação para adolescente, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso técnico em enfermagem) - Etec Parque da Juventude, 2025.
Resumo: A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável, causada pela bactéria Treponema pallidum, que afeta exclusivamente seres humanos. A infecção apresenta diferentes estágios clínicos: primário, secundário, latente e terciário, com maior transmissibilidade nos estágios iniciais. A transmissão ocorre principalmente por relações sexuais desprotegidas ou da mãe para o feto durante a gestação ou parto (sífilis congênita). Nos últimos anos, observou-se um aumento significativo dos casos de sífilis adquirida, especialmente entre adolescentes, devido a fatores como iniciação sexual precoce, uso inconsistente de preservativos e falta de acesso a informações adequadas. O tratamento é baseado no uso de penicilina, com alternativas para pacientes alérgicos, e deve ser adequado ao estágio da infecção. A sífilis acarreta impactos graves na saúde pública, incluindo complicações como infertilidade, aborto espontâneo, parto prematuro e maior vulnerabilidade a outras ISTs, como o HIV. Diante desse cenário, estratégias de prevenção, como o uso de preservativos, realização de exames regulares e educação sexual, são fundamentais para reduzir a incidência da infecção, especialmente entre adolescentes. Este trabalho tem como objetivo instruir os adolescentes sobre a prevenção da sífilis por meio de uma abordagem didática e interativa, promovendo práticas de prevenção e conscientização sobre os riscos e consequências da infecção.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34199
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação em saúde sobre a sífilis.pdfArquivo monografia552.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.