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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34068
Title: | Comparação de materiais para fabricação de blocos de motor. |
Other Titles: | Comparison of materials for engine block manufacturing. |
Authors: | CARVENTE, Diego Coutinho PAULA, Felipe Batista de MARCONDES, Sthefany Pereira |
Advisor: | COZZA, Ronaldo Câmara |
Other contributor: | BARBOSA, Gleisa Pitareli SANTOS, Sandro Oliveira dos |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Motores de combustão interna;Ferro fundido;Sustentabilidade |
Issue Date: | 2024 |
Publisher: | 113 |
Citation: | CARVENTE, Diego Coutinho; PAULA, Felipe Batista de; MARCONDES, Sthefany Pereira. Comparação de materiais para fabricação de blocos de motor. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica) - Faculdade de Tecnologia de Mauá, Mauá-SP, 2024. |
Abstract: | O motor à combustão interna é considerado por muitos “a máquina que mudou o mundo”. Suas aplicações são inúmeras, e a mais conhecida é na indústria automobilística. Devido à tamanha importância, a seleção dos materiais mais adequados para o bloco do motor é fundamental para seu desempenho e durabilidade, sendo que os materiais mais utilizados são o ferro fundido e as ligas de alumínio. Partindo desta premissa, este trabalho conta a história e evolução dos motores à combustão interna ao longo do tempo, explica seu funcionamento, e posteriormente compara os motores fabricados em blocos de ferro fundido com motores de liga de alumínio, avaliando os quesitos: desempenho e eficiência, custos de fabricação e manutenção, durabilidade, e impactos ambientais. A metodologia utilizada foi a pesquisa em referências bibliográficas de diversas naturezas, como: livros, artigos científicos, websites, vídeos da internet, entre outros, sintetizando os conteúdos neste trabalho com diversas imagens e tabelas. Concluiu-se que é necessário avaliar minuciosamente as demandas do motor e o desempenho desejado para se escolher o material, onde o alumínio oferece maior leveza e resistência à corrosão, enquanto o ferro fundido é mais robusto e suporta maiores esforços, porém as ligas de alumínio são uma forte tendência devido às atuais demandas por sustentabilidade. The internal combustion engine is considered by many to be “the machine that changed the world”. Its applications are numerous, and the best known is in the automotive industry. Due to its importance, selecting the most suitable materials for the engine block is essential for its performance and durability, with the most commonly used materials being cast iron and aluminum alloys. Based on this goal, this paper tells the history and evolution of internal combustion engines over time, explains how they work, and then compares engines made with cast iron blocks with aluminum alloy engines, evaluating the following aspects: performance and efficiency, manufacturing and maintenance costs, durability, and environmental impacts. The methodology used was research in bibliographic references of various natures, such as: books, scientific articles, websites, internet videos, among others, summarizing the contents in this paper with several images and tables. It can be concluded that it is necessary to carefully evaluate the engine's demands and the desired performance in order to choose the material, where aluminum offers greater lightness and resistance to corrosion, while cast iron is more robust and supports greater stresses, however aluminum alloys are a strong trend due to current sustainability demands. |
Description: | Monografia apresentada à FATEC Mauá como parte dos requisitos para obtenção do título de Tecnólogo em Fabricação Mecânica. Orientador: Profº. Dr. Ronaldo Câmara Cozza. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34068 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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