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Título: Arquitetura sensorial: explorando a integração dos sentidos no design de espaços em ambientes escolares
Título(s) alternativo(s): Sensory Architecture: Exploring the Integration of the Senses in the Design of Spaces in School Environments
Autor(es): FRANÇA, Ana Julia Braz
FERNANDES, Ana Luiza
CRUZ, Camilly Victória Alves da
SILVA JUNIOR, Marcos Luis da
GUIMARÃES, Rafaela Novaes
Orientador(es): PALMIERI, Cristiane Neves
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Sentidos;Edificações
Data do documento: 21-Nov-2024
Editor: 098
Referência Bibliográfica: FRANÇA, Ana Julia Braz; FERNANDES, Ana Luiza; CRUZ, Camilly Victória Alves da; SILVA JUNIOR, Marcos Luis da; GUIMARÃES, Rafaela Novaes. Arquitetura sensorial: explorando a integração dos sentidos no design de espaços em ambientes escolares. 2024. 90 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Edificações) - Etec Philadelpho Gouvêa Netto, São José do Rio Preto, 2024.
Resumo: O trabalho de conclusão de curso aborda a "Arquitetura Sensorial” explorando como o design arquitetônico pode influenciar a experiência sensorial e o ambiente de aprendizagem em instituições educacionais. A pesquisa destaca a importância de criar espaços escolares que promovam o bem-estar físico e emocional dos alunos através da manipulação consciente dos sentidos. A primeira parte do TCC revisa a teoria da arquitetura sensorial, definindo o conceito e seus fundamentos. Examina como diferentes elementos arquitetônicos, como iluminação, acústica e cores podem impactar a percepção e o comportamento dos usuários, com ênfase em como essas variáveis afetam o ambiente escolar. A seguir, o estudo analisa casos de escolas que implementaram ou não princípios de arquitetura sensorial em seus projetos. Além disso, o TCC propõe diretrizes para a integração da arquitetura sensorial em novos projetos escolares O trabalho conclui que a aplicação de princípios de arquitetura sensorial pode melhorar significativamente o ambiente de aprendizagem, promovendo maior concentração, redução de estresse e melhor desempenho acadêmico. Recomenda-se a incorporação dessas práticas no processo de planejamento e desenvolvimento das escolas para criar espaços que favoreçam uma experiência educacional mais enriquecedora e saudável.
This Course Conclusion Work, approaches the Sensory Architecture exploring how architectural design can influence the sensory experience and the learning environment in educational institutions. The research shows the importance of creating school spaces that promote the physical and emotional well-being of students through the conscious manipulation of the senses. The first part of TCC reviews the theory of sensory architecture, defining the concept and what it is fundamental. It examines how different architectural elements are, like lighting, acoustics and colors can impact perception and behavior of users, with emphasis on how these variables affect the school environment. This study analyzes cases of schools that implemented or not sensory architecture principles in their projects. In addition, this TCC proposes guidelines for the integration of sensory architecture in new school projects. finalizing this work, it concludes that application of sensory architecture principles can significantly improve the learning environment, promoting great concentration, stress reduction and best academic performance. It recommends the incorporation of these practices in the process of planning and development of schools to create spaces that favor a more enriching and healthy educational experience.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34027
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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