Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33973
Título: Desenvolvimento de jogo educacional utilizando como tema uma obra clássica da literatura brasileira
Título(s) alternativo(s): Development of an educational game using a classic work of Brazilian literature as its theme
Autor(es): PONCE, Lucas Junqueira
Orientador(es): ROLAND, Carlos Eduardo de França
Outro(s) contribuidor(es): PIRES, Daniel Facciolo
TRAINA, Antônio Fernando
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Literatura;Jogos educativos;Educação
Data do documento: 23-Mai-2014
Editor: 109
Referência Bibliográfica: PONCE, Lucas Junqueira. Desenvolvimento de jogos educacionais utilizando como tema uma obra clássica da literatura brasileira, 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Fatec Franca. “Dr. Thomaz Novelinho”, 2014
Resumo: Este projeto tem como objetivo modelar e desenvolver o protótipo de um Jogo Educacional, que possa auxiliar nas aulas de Literatura, instigando os alunos a conhecerem sobre a história do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, de uma forma lúdica. Para que isso fosse possível efetuou-se uma pesquisa para levantar informações sobre jogos, seus tipos, métodos de avaliação e também sobre literatura, pela leitura de resumos de títulos literários, finalizando com a definição dos requisitos para o desenvolvimento de um protótipo. Com este estudo, chegou-se a um conjunto de requisitos que foram utilizados na elaboração dos casos de uso, finalizando com a modelagem desse protótipo. Esse protótipo foi apresentado a uma pedagoga, juntamente com um questionário de avaliação. Após a análise e avalição da pedagoga, foi possível solidar a ideia desse projeto e atestar seu objetivo como Jogo Educacional, pois era fundamental a opinião de um profissional da área de educação. Constatou-se que a interface gráfica devesse ser trabalhada de uma melhor forma caso esse projeto seja utilizado em trabalhos futuros.
This study aims at modeling and developing a prototype of an Educational Game, which may assist in the Literature classes, prompting students to know about the history of the book The Posthumous Memoirs of Brás Cubas, in a playful way. To achieve it, we performed a survey to gather information about games, their types, methods of assessment and also about literature, by reading summaries of literary titles, ending with the definition of requirements for the development of a prototype. With this study, we reached a set of requirements that were used in developing use cases, ending with this prototype modeling. This prototype was presented to an educator, along with an evaluation questionnaire. After the analysis and rating of the pedagogue, it was possible to confirm the idea of this project and certify its goal an Educational Game, because it was critical opinion from a professional in the area of education. It was found that the graphical user interface should be crafted in a better way if the project is used in future work.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33973
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCAS JUNQUEIRA PONCE.pdf
  Restricted Access
899.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.