Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33908
Title: Otimização e controle de estoque: um estudo de caso de uma empresa do ramo plástico da grande São Paulo
Other Titles: Inventory optimization and control: a case study of a plastics company in Greater São Paulo
Authors: SOUZA, Giovani Campos de
CUNHA, João Paulo Aparecido da
Advisor: SANTOS, , Luciano Moraes dos
type of document: Artigo Científico
Keywords: Estoques (gerenciamento);Plásticos
Issue Date: 14-Dec-2021
Publisher: 143
Citation: SOUZA, Giovani Campos de. Otimização e controle de estoque: um estudo de caso de uma empresa do ramo plástico da grande São Paulo. 2021. Artigo científico (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba, Carapicuíba, 2021.
Abstract: Com o aumento de novas tecnologias as organizações têm o dever de inovar e o setor da Logística, por ser muito complexo, tem muito a crescer com essas mudanças. O Setor de estoque possui o controle dos materiais e suas movimentações e tem a necessidade de aprimorar esse controle com os seus recursos disponíveis, esse artigo aborda um estudo de caso de uma empresa na grande São Paulo que tem as peças de plástico como principal produto. O artigo tem como objetivo refletir e analisar sobre a otimização e controle de estoque numa empresa do Ramo Plástico em São Paulo. Para a coleta de dados foi realizado uma pesquisa com caráter exploratório utilizando ferramentas como a curva abc para extrair resultados para otimização e controle de estoque, constatando-se que, se faz necessário um bom planejamento e uma programação mais adequado que permita atender a demanda na quantidade de itens necessárias em estoque, sendo possível trabalhar com um estoque enxuto, através do balanceamento das quantidades de peças. Em relação à organização identificou-se a necessidade da implementação de um programa 5 S , e um planejamento de layout mais adequado, com separação dos itens por família e identificação das prateleiras com endereço e código dos produtos armazenados, bem como um programa de inventario cíclico que permita garantir que as quantidades de peças apontadas em relatórios são reais.
With the increase of new technologies, organizations have a duty to innovate and the Logistics sector, being very complex, has a lot to grow with these changes. The Inventory Sector has control of materials and their movements and has the need to improve this control with their available resources, this article addresses a case study of a company in Greater São Paulo that has plastic parts as its main product. The article aims to reflect and analyze the optimization and control of stock in a company in the Plastics sector in São Paulo. For data collection, an exploratory research was carried out using tools such as the abc curve to extract results for optimization and stock control, noting that good planning and a more adequate schedule are necessary to meet the demand in the number of items needed in stock, being possible to work with a lean stock, by balancing the quantities of parts. Regarding the organization, the need to implement a 5S program was identified, and a more adequate layout planning, with separation of items by family and identification of shelves with address and code of stored products, as well as an inventory program.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33908
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.