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Título: O papel da comunicação empresarial na gestão de recursos humanos
Título(s) alternativo(s): The role of business communication in human resource management
Autor(es): PATTI, Luciana Basso
Orientador(es): BITTAR, Liene Cunha Viana
Outro(s) contribuidor(es): BARBOSA, Maria Silvia Pereira Rodrigues Alves
BERNABÉ, Flávia Herker Lopes
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Comunicação organizacional;Administração de recursos humanos;Gestão de negócios
Data do documento: 20-Mai-2014
Editor: 109
Referência Bibliográfica: PATTI, Luciana Basso. O papel da comunicação empresarial na gestão de recursos humanos, 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial )- Fatec Franca. “Dr. Thomaz Novelinho”, 2014
Resumo: A comunicação interna, quando usada de forma estratégica, traz diversos benefícios às organizações, não esquecendo o papel de fundamental importância da área de recursos humanos, pois é através dela que se fará o caminho para a boa gestão. Independente do tamanho da empresa, a boa comunicação resultará em bom relacionamento dentro do ambiente corporativo, trazendo benefícios como aumento da competitividade, um diferencial para alcançar o sucesso da empresa. O objetivo do trabalho é demonstrar a possibilidade de melhorar a gestão da empresa através da comunicação interna. A comunicação interna precisa ser eficaz para que atinja seus objetivos e consequentemente beneficie a empresa e seus funcionários, ela vai exercer papel de fundamental importância dentro da organização, junto de seus colaboradores e não deve se limitar somente à divulgação de informações. Examinando a situação e reconhecendo o valor do tema, a preocupação neste trabalho foi detalhar conceitos de comunicação interna e suas ferramentas, como as diretrizes organizacionais, missão, visão e valores, que é um instrumento de planejamento estratégico capaz de integrar os recursos humanos e a comunicação interna a fim de verificar a relevância do assunto para a sobrevivência e o sucesso da organização.
Internal communication, when used strategically, brings numerous benefits to organizations, not forgetting the fundamental role of the human resources department, as it is through this department that the path to good management is paved. Regardless of the company's size, good communication will result in positive relationships within the corporate environment, bringing benefits such as increased competitiveness, a key differentiator for the company's success. The objective of this paper is to demonstrate the possibility of improving company management through internal communication. Internal communication must be effective to achieve its objectives and consequently benefit the company and its employees. It plays a fundamental role within the organization, alongside its collaborators, and should not be limited to merely disseminating information. Examining the situation and recognizing the importance of the topic, the focus of this paper was to detail internal communication concepts and its tools, such as organizational guidelines, mission, vision, and values. This is a strategic planning tool capable of integrating human resources and internal communication to assess its relevance to the organization's survival and success.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33887
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