Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33855
Title: SustentaQuest: desenvolvimento de um site educacional gamificado para conscientizar crianças sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Authors: OLIVEIRA, Maria Eduarda de
OLIVEIRA, João Lucas Machado de
PAULO, Gabriel Henrique Evaristo de
Advisor: VENTURA, Luciana Michele
CARVALHO, Marco Antônio Gusmão
type of document: Artigo Científico
Keywords: Jogos educativos;Educação;Desenvolvimento sustentável;Sustentabilidade
Issue Date: 25-Jul-2025
Publisher: 164
Citation: OLIVEIRA, Maria Eduarda de; OLIVEIRA, João Lucas Machado de; PAULO, Gabriel Henrique Evaristo de. Sustentaquest: desenvolvimento de um site educacional gamificado para conscientizar crianças sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável. Orientador: Prof. Dra. Luciana Michele Ventura; Prof. Esp. Marco Antônio Gusmão Carvalho. 2025. 13 p. Artigo científico (Informática para internet) - Etec Professor Mário Antonio Verza, Palmital, São Paulo, 2025.
Abstract: Diante dos atuais desafios ambientais, como as mudanças climáticas e a degradação dos recursos naturais, é fundamental educar as novas gerações sobre sustentabilidade. No entanto, os métodos tradicionais de ensino muitas vezes não conseguem gerar o engajamento necessário entre as crianças do Ensino Fundamental. O objetivo deste projeto é desenvolver um website gamificado, intitulado “SustentaQuest”, que promova a conscientização e o engajamento de crianças sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio de uma abordagem lúdica e interativa. A pesquisa foi classificada como aplicada, com abordagem qualitativa e caráter exploratório, e também foi realizada uma revisão bibliográfica. O website desenvolvido oferece uma experiência educacional envolvente, combinando conteúdo informativo e interatividade. A gamificação demonstrou potencial para estimular a curiosidade, o pensamento crítico e a colaboração entre os alunos. O “SustentaQuest” é uma ferramenta promissora para o ensino de sustentabilidade de forma significativa e divertida. Ao aliar tecnologia, educação e ludicidade, contribui para a formação de crianças mais conscientes e preparadas para enfrentar os desafios ambientais do futuro.
In light of current environmental challenges, such as climate change and the degradation of natural resources, it is essential to educate new generations about sustainability. However, traditional teaching methods often fail to generate the necessary engagement among elementary school children. The goal of this project is to develop a gamified website, titled "SustentaQuest", which promotes awareness and engagement among children regarding the Sustainable Development Goals (SDGs) through a playful and interactive approach. The research was classified as applied, with a qualitative and exploratory approach, and included a literature review. The developed website offers an engaging educational experience, combining informative content with interactivity. Gamification has shown potential to stimulate curiosity, critical thinking, and collaboration among students. "SustentaQuest" is a promising tool for teaching sustainability in a meaningful and fun way. By combining technology, education, and playfulness, it contributes to forming more conscious children, better prepared to face the environmental challenges of the future.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33855
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.