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Title: Doce Vida: ferramenta web gamificada para educação em saúde sobre diabetes
Authors: PEREIRA, Alison Adriel
PEREIRA, Davi Palazzin
GALVÃO, João Pedro Menossi
GONÇALVES, Willian Paris
Advisor: VENTURA, Luciana Michele
CARVALHO, Marco Antônio Gusmão
type of document: Artigo Científico
Keywords: Jogos de computador;Educação em saúde;Plataforma digital;Prevenção de doenças
Issue Date: 25-Jul-2025
Publisher: 164
Citation: GALVÃO, João Pedro Menossi et al. Doce Vida: ferramenta web gamificada para educação em saúde sobre diabetes. Orientador: Prof. Dra. Luciana Michele Ventura; Prof. Esp. Marco Antônio Gusmão Carvalho. 2025. 18 p. Artigo científico (Informática para internet) - Etec Professor Mário Antonio Verza, Palmital, São Paulo, 2025.
Abstract: O projeto “Doce Vida” apresenta-se como uma alternativa inovadora diante do aumento expressivo dos casos de diabetes, especialmente do tipo 2, no Brasil. Diante desse cenário, torna-se fundamental promover a educação em saúde de forma acessível, lúdica e eficaz. O objetivo central consiste no desenvolvimento de uma plataforma gamificada que disponibilize conteúdos educativos e interativos voltados à prevenção e ao controle do diabetes, estimulando o engajamento dos usuários por meio de jogos e atividades informativas. A metodologia adotada fundamenta-se em pesquisa bibliográfica e documental para embasamento teórico, aliada à aplicação de princípios de design instrucional e usabilidade, utilizados na concepção e desenvolvimento da plataforma web. Os resultados obtidos demonstram que a gamificação configura-se como uma ferramenta eficaz na promoção do aprendizado sobre hábitos de vida saudáveis, alimentação equilibrada e adesão ao tratamento do diabetes, contribuindo para a retenção do conhecimento e o aumento da motivação dos usuários. Conclui-se que a plataforma “Doce Vida” possui potencial significativo para apoiar a educação em saúde, podendo ser implementada em escolas, unidades básicas de saúde e outros ambientes educativos, promovendo a prevenção e o controle do diabetes de maneira criativa, acessível e envolvente.
The "Doce Vida" project presents itself as an innovative alternative in response to the significant increase in diabetes cases—especially type 2—in Brazil. In this context, promoting health education in an accessible, playful, and effective way becomes essential. The main objective is to develop a gamified platform that offers educational and interactive content focused on the prevention and management of diabetes, encouraging user engagement through games and informative activities. The methodology is based on bibliographic and documentary research for theoretical grounding, combined with the application of instructional design and usability principles in the conception and development of the web platform. The results show that gamification is an effective tool for promoting learning about healthy lifestyle habits, balanced nutrition, and adherence to diabetes treatment, contributing to knowledge retention and increased user motivation. It is concluded that the "Doce Vida" platform has significant potential to support health education and can be implemented in schools, primary healthcare units, and other educational settings, promoting diabetes prevention and control in a creative, accessible, and engaging way.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33851
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