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Title: Inteligência comportamental
Other Titles: Behavioral intelligence
Authors: SILVA, Gabriela Matias da
NAVARRO, Jaíne Silvia
MARCELINO, Miguel Victor Aparecido
RICARDO, Raphaela Franzoni
Advisor: MÔNACO, Marco Aurélio Vicinansa
MARTINS, Elielton Fernando
type of document: Monografia
Keywords: Recursos humanos
Issue Date: Jun-2025
Publisher: 060
Citation: SILVA, Gabriela Matias da; NAVARRO, Jaíne Silvia; MARCELINO, Miguel Victor Aparecido; RICARDO, Raphaela Franzoni. Inteligência comportamental, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Recursos Humanos) - Etec Francisco Garcia, Mococa, 2025. Classe Descentralizada – Oscar Villares-Mococa-SP.
Abstract: Inteligência comportamental é a condição que nos permite entender e gerenciar nossos comportamentos, emoções e interações sociais de maneira eficaz. Enquanto a inteligência cognitiva refere-se à capacidade de aprender, raciocinar e resolver problemas, e a inteligência emocional foca na compreensão e gestão das emoções, a inteligência comportamental combina elementos de ambas para criar uma habilidade essencial no ambiente profissional. No competitivo ambiente de trabalho atual, possuir apenas conhecimentos técnicos não é mais suficiente para garantir o sucesso profissional. É justamente por isso que a inteligência comportamental, tornou-se um diferencial crucial para o desenvolvimento e avanço na carreira, possibilitando a autogestão, promovendo relações interpessoais mais equilibradas, evitando a ocorrência de reações impulsivas, estabelecendo a empatia e o uso correto das ferramentas da comunicação. A Inteligência Comportamental é uma visão estratégica, que pode ajudar em diversos aspectos da vida e, principalmente, nas atividades dos profissionais de RH. Quem tem essa habilidade consegue analisar a si mesmo e as outras pessoas com mais profundidade, adaptando suas atitudes para se comunicar, planejar e agir de forma mais eficiente.
Behavioral intelligence is the condition that allows us to understand and manage our behaviors, emotions and social interactions effectively. While cognitive intelligence refers to the ability to learn, reason, and solve problems, and emotional intelligence focuses on understanding and managing emotions, behavioral intelligence combines elements of both to create an essential skill in the professional environment. In today's competitive work environment, having only technical knowledge is no longer enough to guarantee professional success. This is precisely why behavioral intelligence has become a crucial differentiator for career development and advancement, enabling self-management, promoting more balanced interpersonal relationships, avoiding the occurrence of impulsive reactions, establishing empathy, and the correct use of communication tools. Behavioral intelligence is a strategic vision that can help in various aspects of life and, especially, in the activities of HR professionals. Those who have this ability are able to analyze themselves and other people in greater depth, adapting their attitudes to communicate, plan, and act more efficiently.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33744
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