Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33735
Title: Buckies
Other Titles: Buckies
Authors: GODOY, Danilo
SILVA, Guilherme Stoco
GRANJA, Gustavo
LEITE, Pedro Stenico Teixeira
Advisor: BOARATI, Sandra Rodrigues Sarro
type of document: Monografia
Keywords: Educação financeira;Público infantil;Plataforma digital
Issue Date: Dec-2024
Publisher: 193
Citation: GODOY, Danilo; SILVA, Guilherme Stoco; GRANJA, Gustavo; LEITE, Pedro Stenico Teixeira. Buckies, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso técnico em desenvolvimento de sistemas) ETEC Deputado Ary de Camargo Pedroso, Piracicaba, 2024.
Abstract: O projeto Buckies tem como principal objetivo capacitar crianças com ferramentas e conhecimentos financeiros desde cedo, proporcionando uma compreensão do funcionamento do dinheiro e ajudando-as a tomar decisões financeiras informadas ao longo de sua vida. O foco é ensinar habilidades financeiras práticas de forma lúdica e interativa, usando jogos e atividades que estimulam o aprendizado por meio de mecânicas de progressão e desafios graduais. A plataforma será acessível, responsiva e adaptada para o público infanto-juvenil, com o desenvolvimento de um aplicativo mobile que aumentará a acessibilidade para os usuários, considerando o acesso precoce das crianças a dispositivos móveis. A justificativa do projeto se baseia na realidade de que, em muitos países, incluindo o Brasil, o conhecimento sobre finanças pessoais ainda é limitado, especialmente entre as crianças. Muitos adultos não possuem educação financeira adequada e, consequentemente, falham em transmitir esse conhecimento para seus filhos. A educação financeira, nesse contexto, é vista como uma ferramenta importante para reduzir as disparidades financeiras e promover uma gestão eficiente do dinheiro. Ao ensinar as crianças sobre economizar, investir e planejar, o projeto visa prepará-las para tomar decisões financeiras inteligentes no futuro, impactando positivamente sua qualidade de vida. Além disso, ao compartilhar esse conhecimento com suas famílias, as crianças podem fomentar discussões mais abertas sobre dinheiro em casa, incentivando hábitos financeiros saudáveis entre todos os membros da família. A metodologia para o desenvolvimento da plataforma inclui o uso de programas como Visual Studio Code e Sublime Text para a programação do site, Adobe Photoshop e Illustrator para criação de elementos gráficos e UniServer para execução dos códigos com conexão ao banco de dados. O desenvolvimento envolverá o uso de linguagens de programação como HTML, CSS, PHP e JavaScript, garantindo uma plataforma funcional e bem estruturada. O projeto também contribui diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), particularmente o ODS 4, que busca garantir uma educação de qualidade para todos. A iniciativa visa preencher uma lacuna importante no currículo escolar, onde a educação financeira ainda é negligenciada, oferecendo uma alternativa prática e envolvente para ensinar às crianças habilidades que terão um impacto duradouro em suas vidas financeiras. Com isso, espera-se não apenas proporcionar aos indivíduos o conhecimento necessário para evitar dívidas e maus hábitos financeiros, mas também contribuir para uma sociedade mais consciente e responsável em relação ao uso do dinheiro. Em resumo, o Buckies é uma plataforma inovadora que, ao ensinar conceitos financeiros desde a infância, tem o potencial de transformar a relação das novas gerações com o dinheiro, preparando-as para um futuro mais seguro e financeiramente sustentável.
The main goal of the Buckies project is to equip children with financial tools and knowledge from an early age, providing an understanding of how money works and helping them make informed financial decisions throughout their lives. The focus is on teaching practical financial skills in a playful and interactive way, using games and activities that encourage learning through progression mechanics and gradual challenges. The platform will be accessible, responsive, and tailored to the youth audience, with the development of a mobile app that will increase accessibility for users, considering the early access children have to mobile devices. The justification for the project is based on the reality that, in many countries, including Brazil, knowledge about personal finance is still limited, especially among children. Many adults lack proper financial education and, consequently, fail to pass this knowledge on to their children. In this context, financial education is seen as an important tool for reducing financial disparities and promoting effective money management. By teaching children how to save, invest, and plan, the project aims to prepare them to make smart financial decisions in the future, positively impacting their quality of life. Furthermore, by sharing this knowledge with their families, children can foster more open discussions about money at home, encouraging healthy financial habits among all family members. The methodology for developing the platform includes the use of programs such as Visual Studio Code and Sublime Text for website programming, Adobe Photoshop and Illustrator for creating graphic elements, and UniServer for running code with database connectivity. Development will involve programming languages such as HTML, CSS, PHP, and JavaScript, ensuring a functional and well-structured platform. The project also directly contributes to the Sustainable Development Goals (SDGs), particularly SDG 4, which aims to ensure quality education for all. The initiative seeks to fill an important gap in the school curriculum, where financial education is still overlooked, offering a practical and engaging alternative to teach children skills that will have a lasting impact on their financial lives. As a result, it is expected to not only provide individuals with the knowledge needed to avoid debt and bad financial habits but also contribute to a more conscious and responsible society in terms of money management. In summary, Buckies is an innovative platform that, by teaching financial concepts from childhood, has the potential to transform the way new generations relate to money, preparing them for a safer and financially sustainable future.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33735
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
desenvolvimentodesistemas_2024_2_danilogodoy_buckies.pdf
  Restricted Access
1.7 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.