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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33723
Título: | Educa+: educação inclusiva: construindo pontes e não muros |
Título(s) alternativo(s): | Educa+: inclusive education: building bridges and not walls |
Autor(es): | RAMOS, Amanda Thalyssa da Silva SILVA, Brenda Guimarães da SANCHES, Luiz Miguel FEREZINI, Mariana Renata PEREIRA, Thomas Dalberto |
Orientador(es): | BOARATI, Sandra Rodrigues Sarro |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Inclusão escolar;Plataforma digital;Acesso à educação |
Data do documento: | Dez-2024 |
Editor: | 193 |
Referência Bibliográfica: | RAMOS, Amanda Thalyssa da Silva; SILVA, Brenda Guimarães da; SANCHES, Luiz Miguel; FEREZINI, Mariana Renata; PEREIRA, Thomas Dalberto. Educa+: educação inclusiva: construindo pontes e não muros, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso técnico em desenvolvimento de sistemas) ETEC Deputado Ary de Camargo Pedroso, Piracicaba, 2024. |
Resumo: | A inclusão educacional é fundamental para o desenvolvimento integral do indiví
duo e para o crescimento social, sendo respaldada pela legislação em diversos
países, incluindo o Brasil. Ela promove a convivência com a diversidade, permi
tindo que alunos com necessidades especiais interajam com seus colegas. Esse
processo gera um ambiente de respeito e aprendizado mútuo, facilitando a socia
lização dos alunos com deficiência, que, por sua vez, impactam positivamente os
outros. Essa interação contribui para a construção de uma sociedade mais justa e
igualitária, onde as diferenças são respeitadas e valorizadas. Nesse contexto, o
desenvolvimento da plataforma EDUCA+ surge como uma ferramenta importante
para promover a inclusão de pessoas com necessidades especiais. Seu objetivo
é oferecer acesso a informações de maneira acessível, criando um ambiente digi
tal que incentive a inclusão e a conscientização social. A plataforma se alinha aos
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco nos ODS nº 3, 4 e 10,
que tratam da saúde e bem-estar, da educação de qualidade e da redução das
desigualdades, respectivamente. A construção do projeto foi fundamentada em
um levantamento das necessidades do público-alvo, realizado por meio de um
questionário online na plataforma Google Forms. Esse levantamento ajudou a de
finir requisitos, viabilidade do projeto, cronograma e o desenvolvimento de diagra
mas e dicionários de dados. Com essas informações, a plataforma oferece pes
quisas e referências específicas para atender às necessidades individuais dos
usuários, contribuindo para superar a falta de reconhecimento e acesso a informa
ções sobre inclusão e deficiência. O EDUCA+ se propõe a ser uma ferramenta
eficaz na promoção da inclusão e na conscientização social. Ao disponibilizar in
formações claras sobre as necessidades especiais, ela desempenha um papel
fundamental na redução das barreiras sociais e educacionais. O projeto busca
conscientizar tanto as pessoas com deficiência quanto a sociedade em geral, aju
dando a criar um ambiente mais inclusivo e a diminuir o estigma associado às
deficiências. Dessa forma, EDUCA+ contribui para a construção de uma socie
dade mais igualitária e empática, alinhada aos princípios de justiça social e direitos
humanos. A plataforma é essencial para garantir que todos, independentemente
de suas condições, possam participar ativamente da sociedade e alcançar seu
potencial. Educational inclusion is fundamental for the integral development of the individual and for social growth, being supported by legislation in several countries, including Brazil. It promotes coexistence with diversity, allowing students with special needs to interact with their peers. This process generates an environment of mutual respect and learning, facilitating the socialization of students with disabilities, which, in turn, positively impact others. This interaction contributes to the construction of a more just and egalitarian society, where differences are respected and valued. In this context, the development of the EDUCA+ platform emerges as an important tool to promote the inclusion of people with special needs. Its goal is to provide access to information in an accessible way, creating a digital environment that encourages inclusion and social awareness. The platform aligns with the Sustainable Development Goals (SDGs), focusing on SDGs 3, 4 and 10, which address health and well-being, quality education and the reduction of inequalities, respectively. The construction of the project was based on a survey of the needs of the target audience, carried out through an online questionnaire on the Google Forms platform. This survey helped define requirements, project feasibility, schedule, and the development of data diagrams and dictionaries. With this information, the platform offers specific research and references to meet the individual needs of users, contributing to overcome the lack of recognition and access to information about inclusion and disability. EDUCA+ aims to be an effective tool in promoting inclusion and social awareness. By providing clear information on special needs, it plays a key role in reducing social and educational barriers. The project seeks to raise awareness among both people with disabilities and society in general, helping to create a more inclusive environment and to reduce the stigma associated with disabilities. In this way, EDUCA+ contributes to the construction of a more egalitarian and empathetic society, aligned with the principles of social justice and human rights. The platform is essential to ensure that everyone, regardless of their conditions, can actively participate in society and reach their potential. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33723 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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