Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33633
Title: | Avaliação comparativa de microestruturas e propriedades mecânicas de chapas de aço-carbono com aço-carbono baixa liga |
Other Titles: | Comparative evaluation of microstructures and mechanical properties of carbon steel sheets with low alloy carbon steel |
Authors: | SILVA, Isaac de Freitas SILVA, Cleison Borges |
Advisor: | BOSQUETTI, Péricles |
Other contributor: | BOSQUETTI, Péricles MEIRELLES, Raquel Gomes GAMBONI, Otávio Contart |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Mecânica;Aço fundido (propriedades mecânicas);Aço carbono |
Issue Date: | 9-Dec-2016 |
Publisher: | 176 |
Citation: | SILVA, Isaac de Freitas; SILVA, Cleison Borges. Avaliação comparativa de microestruturas e propriedades mecânicas de chapas de aço-carbono com aço-carbono baixa liga. 2016. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Mecânica: Processos de Soldagem) - Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho "Dep. Waldyr Alceu Trigo", Sertãozinho, 2016. |
Abstract: | O desenvolvimento social e econômico no mundo de hoje está tão crescente e versátil que seria impossível imaginar o universo sem o uso dos aços. Estes estão presentes desde a Antiguidade, não se sabendo ao certo quando foi descoberto, quando ele passou a ser bastante utilizado a partir do ano de 1850, quando seu uso na construção de edifícios, execução de obras rodoviárias e ferroviárias, instalação de meios de comunicação, produção de equipamentos, etc. foi ampliado. Devido às diferentes características dos produtos, foram sendo criados aços com diversos elementos de liga em sua estrutura para que pudessem ser aprimoradas suas propriedades mecânicas. Ao longo dos anos, diversos elementos foram introduzidos formando diferentes ligas com diferentes propriedades e com isso desenvolveu-se uma gama de possibilidades graças a esses elementos. Neste trabalho, utilizou-se um aço microligado e um aço "Intertitial free" para avaliar suas propriedades em comparação a um aço baixo carbono comum. As amostras foram avaliadas quanto às suas propriedades através de ensaios mecânicos para análise destas propriedades, entre elas: ensaio de tração e ensaio de dureza. Também avaliou-se as variações destas propriedades após períodos de envelhecimento em estufa, em torno de 300°C. Os ensaios mostraram modificações na resistência à tração, aumento da tenacidade e variações na dureza, sem causar uma maior fragilidade. Devido à melhoria nas propriedades, os aços microligados utilizados mostram que pode ser reduzida a espessura das chapas no processo de produção sem haver perdas em seu desempenho com o mesmo esforço sendo exigido. Isso se torna muito vantajoso também, pois, com essa redução, também há um ganho logístico, pois com chapas de seção mais fina, o peso do produto final também é reduzido garantindo que mais produtos possam ser transportados com menores gastos. The social and economic development in today's world is growing so versatile that it would be impossible to imagine the world without the use of steel. These are present since antiquity, not knowing for sure when it was discovered, when it became widely used from 1850, when its use in building construction, execution of road and rail construction, installation media, production equipment, etc. It was expanded. Due to the different characteristics of the products, steels were created with various alloying elements in their structure so that they could be improved mechanical properties. Over the years, various elements are placed forming different alloys with different properties and thus developed a range of possibilities thanks to these elements. In this study, we used a microalloyed steel and a Intertitial free for evaluating its properties compared to a common carbon low carbon steel. The samples were subjected to several tests and mechanical tests to examine these properties of steels, including: tensile testing and hardness testing. The tests have shown changes in tensile strength, increased toughness and hardness without causing increased fragility. Due to the improvement in the properties, could be reduced to the thickness of the plates in the production process with no loss in performance with the same effort being required. With this reduction, there is also a gain in the logistics area, as with plates of thinner section, the final product weight is also reduced ensuring that more products can be transported with less spending. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33633 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mecanica_2016_2_isaac_de_freitas_silva_avaliacao_comparativa_de_microestruturas.pdf Restricted Access | 13.79 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.