Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33553
Title: Um estudo de caso de automação RPA com PyAutoGUI nas interações com páginas web e com o computador
Other Titles: A case study of RPA automation with PyAutoGUI in interactions with web pages and computers
Authors: BITENCURTE, Valéria Cristiana Duarte
Advisor: VIEIRA, Lucimar Sasso
Other contributor: NÓBREGA, Juliano Farias da
BERTONI, Iago dos Santos
type of document: Monografia
Keywords: Automação e controle de processo;Python;Estudos de caso
Issue Date: 4-Dec-2024
Publisher: 121
Citation: BITENCURTE, Valéria Cristiana Duarte. Um estudo de caso de automação RPA com PyAutoGUI nas interações com páginas web e com o computador. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Informática para Negócios) – Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, 2024.
Abstract: Este estudo de caso demonstra a viabilidade da Automação Robótica de Processos (RPA) na otimização de tarefas repetitivas em um ambiente de trabalho. Utilizando a biblioteca PyautoGUI do Python, foi desenvolvido um software robô capaz de simular interações humanas em páginas web e com o computador, eliminando a necessidade de intervenção manual e garantindo a atualização constante das informações. Os resultados obtidos demonstram o potencial da RPA em diversos setores, como finanças, recursos humanos, contabilidade e atendimento ao cliente, ao reduzir significamente os erros humanos, acelerar os fluxos de trabalho e permitir que os colaboradores se concentrem em atividades de maior valor agregado, como a tomada de decisões estratégicas. A implementação da RPA representa um passo importante para a otimização dos processos organizacionais, contribuindo para a melhoria da eficiência e da produtividade.
This case study demonstrates the viability of Robotic Process Automation (RPA) in optimizing repetitive tasks in a work environment. Using the Python library PyAutoGUI, a software robot capable of simulating human interactions on web pages was developed and with the computer, eliminating the need for manual intervention and ensuring the constant update of information. The results obtained demonstrate the potential of RPA in various sectors, such as finance, human resources, accounting, and customer service, by significantly reducing human errors, accelerating workflows, and allowing employees to focus on higher-value activities, such as strategic decision-making. The implementation of RPA represents a significant step towards optimizing organizational processes, contributing to improved efficiency and productivity.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33553
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
informaticanegocios_2024_2_valeriacristianaduartebitencurte_umestudodecasodeautomacaorpacompyau.pdf
  Restricted Access
1.6 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.