Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33512
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPRADOS, Rosália Maria Netto-
dc.contributor.authorDANNO, Quiteria Aparecida de Paula-
dc.contributor.otherAPARÍCIO, Ana Sílvia Moço-
dc.contributor.otherRAMIREZ, Rodrigo Avella-
dc.date.accessioned2025-06-27T16:28:19Z-
dc.date.available2025-06-27T16:28:19Z-
dc.date.issued2025-03-25-
dc.identifier.citationDANNO, Quiteria Aparecida de Paula. Educação profissional técnica: saberes e práticas docentes, tecnologias digitais, diferentes linguagens e comunicação. 99f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33512-
dc.description.abstractEste trabalho é parte de pesquisa desenvolvida no projeto Saberes e Trabalho Docente, da linha de pesquisa Formação do Formador, no programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, cuja área de concentração é Educação e Trabalho. A pesquisa trata- se de uma discussão sobre saberes e práticas docentes, frente ao acelerado desenvolvimento das tecnologias digitais e à disponibilização em massa da Inteligência Artificial (IA). Esse contexto promove desafios ao docente para o contínuo aprimoramento de suas práticas pedagógicas, demandando um conhecimento em comunicação, além do conhecimento do conteúdo, técnicas pedagógicas e tecnologias digitais. Com o desenvolvimento acelerado das tecnologias digitais e a recente difusão em massa da Inteligência Artificial, quais são os saberes e práticas docentes, frente às novas tecnologias e linguagens para a educação técnica profissional? A pesquisa justifica-se pelo contexto do surgimento acelerado dessas novas tecnologias, impactando a construção de novos saberes e práticas docentes. Objetiva-se a identificar os saberes e práticas docentes, frente às novas tecnologias, linguagens e práticas pedagógicas, na educação profissional; e como objetivos específicos, estudar as contribuições da educomunicação para os saberes e práticas docentes; e identificar os desafios da inteligência artificial para os saberes e práticas docentes. A pesquisa fundamenta-se em estudos contemporâneos de educação e comunicação, além de ideias teóricas sobre a educação profissional, linguagens, tecnologias e educomunicação. Metodologia, de natureza exploratória e abordagem qualitativa, de natureza aplicada, a partir de consultas bibliográficas e em bases de dados da Capes, da Web of Science e de uma pesquisa de campo com professores de educação profissional técnica de ensino médio. Identificou-se os saberes e práticas adotadas pelos docentes; e os desafios enfrentados nas suas práticas: infraestrutura, conexão com a Internet, mau uso da IA pelos alunos, uso indevido da tecnologia provocando dispersão dos alunos, falta ou pouco letramento digital. Como produto criou-se uma Oficina de “Letramento Digital”, para os professores.pt_BR
dc.description.abstractThis work is part of research developed in the project Knowledge and Teaching Work, part of the research line Teacher Training, in the Master's program in Management and Development of Professional Education, whose area of concentration is Education and Work. The research is a discussion about teaching knowledge and practices, in view of the accelerated development of digital technologies and the mass availability of Artificial Intelligence (AI). This context poses challenges to teachers for the continuous improvement of their pedagogical practices, demanding knowledge in communication, in addition to knowledge of content, pedagogical techniques and digital technologies. With the accelerated development of digital technologies and the recent mass diffusion of Artificial Intelligence, what are the teaching knowledge and practices, in view of the new technologies and languages for technical professional education? The research is justified by the context of the accelerated emergence of these new technologies, impacting the construction of new teaching knowledge and practices. The aim is to identify teaching knowledge and practices in the face of new technologies, languages and pedagogical practices in professional education; and as specific objectives, to study the contributions of educommunication to teaching knowledge and practices; and to identify the challenges of artificial intelligence for teaching knowledge and practices. The research is based on contemporary studies of education and communication, in addition to theoretical ideas about professional education, languages, technologies and educommunication. The methodology, of an exploratory nature and qualitative approach, of an applied nature, based on bibliographical consultations and databases from Capes, Web of Science and field research with high school technical professional education teachers. The knowledge and practices adopted by teachers were identified; and the challenges faced in their practices: infrastructure, Internet connection, misuse of AI by students, misuse of technology causing students to disperse, lack or little digital literacy. As a result, a “Digital Literacy” Workshop was created for teachers.pt_BR
dc.description.sponsorshipMestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissionalpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisapt_BR
dc.subjectEnsino profissional e técnicopt_BR
dc.subjectTECNOLOGIAS DIGITAISpt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEducação profissional técnica: saberes e práticas docentes, tecnologias digitais, diferentes linguagens e comunicaçãopt_BR
dc.title.alternativeTechnical professional education: teaching knowledge and practices, digital technologies, different languages ​​and communicationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dcterms.subjectEducaçao e trabalhopt_BR
dcterms.tableOfContentsGDEP - Linha de Pesquisa 2: Formação do Formador - Projeto de pesquisa: Saberes e Trabalho Docentept_BR
dcterms.typeGDEP – Desenvolvimento de Material Didático e Instrucionalpt_BR
Appears in Collections:Dissertações



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.