Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33498
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFREIRE, Emerson-
dc.contributor.authorMATIOLI, Diego-
dc.contributor.otherNUNES, Sandra Regina Chaves-
dc.contributor.otherBATISTA, Sueli Soares dos Santos-
dc.date.accessioned2025-06-26T21:00:48Z-
dc.date.available2025-06-26T21:00:48Z-
dc.date.issued2025-03-25-
dc.identifier.citationMATIOLI, Diego. Cenografia como tecno-estética no ensino médio integrado. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33498-
dc.description.abstractA produção cenográfica é uma área de atuação profissional que explora aspectos técnicos e estéticos a fim de encontrar soluções para uma produção teatral, e o faz não de forma apenas complementar, mas sim na contemplação de ambos em consonância para o espetáculo. A conjunção destes conceitos na prática inventiva é o que o filósofo Gilbert Simondon descreve como tecno-estético. O presente trabalho estudou a problemática dos aspectos técnicos e estéticos na prática teatral voltada para o ensino médio integrado. A questão discutida nessa pesquisa é: como o ensino de teatro voltado para a produção cenográfica na disciplina de Arte pode propiciar formação que contemple a dimensão tecno-estética dentro do ensino médio integrado? O objetivo geral é investigar as possibilidades de formação que contemplem a dimensão tecno-estética no ensino de teatro voltado para a produção cenográfica dentro da formação de nível médio integrado. Os objetivos específicos são refletir sobre a relação histórica entre o ensino da arte e a formação profissional, explorar a correlação de conceitos e definições relativos à tecno-estética dentro da cenografia e observar, por meio de estudo empírico, as interconexões entre técnica e estética presentes no fazer teatral a partir da produção de objetos cenográficos dentro do ensino médio integrado. Foi realizada pesquisa bibliográfica qualitativa com análise documental e etapa empírica de pesquisa-ação. Como resultado a pesquisa se apresenta como um estudo que pode servir de referência e fundamentação de pesquisas correlatas, práticas pedagógicas, novos direcionamentos curriculares, assim como para grupos de pesquisa interessados em desenvolver uma formação profissional centrada no conceito de tecno-estética.pt_BR
dc.description.abstractScenographic production is a professional area that explores technical and aesthetic aspects in order to find solutions for a theater production, and does it not only in a complementary way, but in the contemplation of both in line with the show. The conjunction of these concepts in inventive practice is what the philosopher Gilbert Simondon describes as tecno-aesthetic. The present work studied the problem of technical and aesthetical aspects in theatrical practice focused on vocational high school. The question discussed in this research is: how can the teaching of scenographic production in the art discipline provide learning that contemplates the techno-static dimension within vocational high school? The general object is to investigate the possibilities of formation that contemplate the techno-static dimension in the teaching of theater focused on scenographic production within the vocational middle level formation. Specific objectives are to reflect on the historical relationship between art teaching and vocational teaching, explore the correlation of concepts and definitions related to techno-sthetics within scenography and observe, through empirical study, the interconnections between technic and aesthetic present in theatrical doing from the production of scenographic objects within vocational high school. An Qualitative Bibliogram Research was conducted with documentary analysis and empirical stage of action research. As a result, research presents itself as a study that can serve as reference and foundation for related research, pedagogical practices, new curriculum directions, as well as for research groups interested in developing a professional training centered on the concept of techno-sthetics.pt_BR
dc.description.sponsorshipMestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissionalpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisapt_BR
dc.subjectEnsino profissional e técnicopt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectCenografiapt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.titleCenografia como tecno-estética no ensino médio integradopt_BR
dc.title.alternativeScenography as techno-aesthetic in vocation high schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dcterms.subjectEducaçao e trabalhopt_BR
dcterms.tableOfContentsGDEP - Linha de Pesquisa 1: Políticas, Gestão e Avaliação - Projeto de pesquisa: Concepções e Políticas da Educação Profissionalpt_BR
dcterms.typeGDEP – Desenvolvimento de Material Didático e Instrucionalpt_BR
Appears in Collections:Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UPEP_Cenografiacomotecnoestéticanoensinomédiointegrado_DiegoMatioli_2025.pdf1.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.