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Title: A satisfação do colaborador na organização: estudo de caso em uma empresa da construção civil
Other Titles: Employee satisfaction in the organization: a case study in a construction company
Authors: NASCIMENTO, Franciele Ricci do
Advisor: LAMARCA, Daniel Sá Freire
type of document: Monografia
Keywords: Satisfação;Produtividade
Issue Date: 20-Jun-2023
Publisher: 119
Citation: NASCIMENTO, Franciele Ricci do. A satisfação do colaborador na organização: estudo de caso em uma empresa da construção civil. Orientador: Daniel Sá Freire Lamarca. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia Deputado Júlio Julinho Marcondes de Moura, Garça, 2023.
Abstract: A satisfação no trabalho é relevante para a organização, o que contribui para o aumento da produtividade e o desempenho do colaborador. Para muitas empresas, a satisfação do colaborador é uma tarefa difícil e desafiadora, isso porque está ligada a variáveis que vão além de promoções, relacionamentos e remunerações. Portanto, o problema apresentado: Quais os métodos que levam a satisfação e o desempenho do colaborador dentro da empresa X? Assim, o objetivo do estudo é identificar os métodos eficazes que levem à satisfação do colaborador. Como metodologia, a realização de um estudo de caso de caráter quali-quantitativo, com aplicação de um questionário fechado, seguindo o modelo da escala de Likert, contendo alternativas de modo que o sujeito se posicionasse com grau de pontuação de concordância ou discordância. A pesquisa foi aplicada remotamente, com base nos temas: satisfação com a chefia, salário, promoções e outras naturezas do trabalho, realizou-se a coleta de dados do departamento de logística e produção de uma empresa da construção civil. Os resultados foram positivos, pois os colaboradores demonstraram satisfação com o trabalho, com a maneira que a organização administra e gerencia as tarefas.
Job satisfaction is relevant to the organization, which contributes to increased productivity and employee performance. For many companies, employee satisfaction is a difficult and challenging task, because it is linked to variables that go beyond promotions, relationships and remuneration. Therefore, the problem presented in the theme reflects the question: What are the methods that lead to employee satisfaction and performance within company X? So, the objective of the study is to identify effective methods that lead to employee satisfaction, verifying the impacts that dissatisfaction generates on performance. As a methodology, carrying out a qualitative-quantitative case study, with the application of a closed questionnaire, following the Likert scale model, containing alternatives so that the subject could position himself with a score of agreement or disagreement. The survey was applied remotely, based on the variables: satisfaction with the boss, salary, promotions and other nature of the work, data was collected from the logistics and production department of a civil construction company. The results were positive, as employees demonstrated satisfaction with their work, with the way the organization administers and manages tasks.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33460
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