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Título: Propriedades mecânicas do aço AISI 4340 após tratamentos térmicos de resfriamento contínuo
Título(s) alternativo(s): Mechanical properties of AISI 4340 steel after continuous cooling heat treatments
Autor(es): PELLEGRIN, Lucio Antonio
Orientador(es): MALUF, Omar
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Mecânica;Tenacidade dos materiais;Ductilidade
Data do documento: 2012
Editor: 176
Referência Bibliográfica: PELLEGRIN, Lucio Antonio. Propriedades mecânicas do aço AISI 4340 após tratamentos térmicos de resfriamento contínuo. 2012. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Mecânica: Processos de Soldagem) - Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho "Dep. Waldyr Alceu Trigo", Sertãozinho, 2012.
Resumo: Este trabalho teve a finalidade de comparar o comportamento do aço AISI 4340 após ser submetido aos principais tratamentos térmicos de resfriamento contínuo, analisando os resultados nos ensaios de impacto e de tração, pois os tratamentos térmicos modificam as microestruturas e, consequentemente, alteram as propriedades mecânicas. A escolha desta liga metálica para o estudo deve-se ao fato de que a mesma é muito utilizada pela indústria em componentes para sistemas mecânicos, principalmente estruturais (eixos, engrenagens, colunas, mangas, cilindros), onde se necessita de homogeneidade de dureza ao longo da seção transversal. Os resultados, conforme esperado, demonstram que com o aumento de dureza aumentam proporcionalmente o limite de resistência à tração, mas reduzem sensivelmente a tenacidade e a ductilidade.
The objective of this work was to compare the behaviour of steel AISI 4340 after being submitted to main thermic treatment of continual cooling, analyzing the results of the trials of impact and traction as the thermic treatment modifies the microstructure and consequently alters the mechanical property. The choice of this metallic beam for the study is due to the fact that it is regularly used by industry in components for mechanical systems, mainly structural (axles, gearing, columns/pillars, tubes, cylinders) where the homogeneity of hardness is necessary throughout the transversal section. The results, as expected, demonstrate that with the increase in hardness, the limit of resistance and traction increase proportionally but reduce slightly the tenacity and flexibility.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33449
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