Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33317
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GALVANI, Alexandre | - |
dc.contributor.author | COUTINHO, João Pedro Tedeschi | - |
dc.contributor.author | MATSUDA, Paulo Takao | - |
dc.contributor.author | SILVA, Ronald Costa da | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-11T19:37:42Z | - |
dc.date.available | 2025-06-11T19:37:42Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-13 | - |
dc.identifier.citation | COUTINHO, João Pedro Tedeschi; MATSUDA, Paulo Takao; SILVA, Ronald Costa da. Inteligência artificial no ambiente educacional. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores) - Faculdade de Tecnologia FATEC Bauru, Bauru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33317 | - |
dc.description.abstract | A aplicação da inteligência artificial na educação possui o potencial de fomentar o aprendizado, simplificar o ensino e avaliar o desempenho dos estudantes de diversas maneiras. Um conjunto de motivos pelos quais isso pode se concretizar são: a personalização da aprendizagem (construindo sistemas de ensino adaptados individualmente para cada aluno) e a oferta de um retorno imediato e ajustado. Contudo, é primordial ressaltar que a inteligência artificial na educação não substitui a relevância dos educadores. Ela é uma ferramenta complementar que pode aprimorar e enriquecer o processo educativo. O papel do professor, entretanto, continua sendo fundamental para guiar, motivar e inspirar os estudantes. A exploração foi determinada a partir de parâmetros bibliométricos e buscas por pesquisas para compreensão dos caminhos que a IA vem tomando na Educação. A análise dos resultados ocorreu a partir da categorização das principais vertentes abordadas dentre os artigos mais citados de IA na Educação e pesquisa aos alunos, ex-alunos e docentes da Fatec Bauru. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 196 | pt_BR |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Análise de desempenho | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de desempenho | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada de professor | pt_BR |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.title | Inteligência artificial no ambiente educacional | pt_BR |
dc.title.alternative | Artificial intelligence in the educational environment | pt_BR |
dc.type | Artigo Científico | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
redesdecomputadores_2023_2_joaocoutinho_inteligenciaartificialnoambientedetrabalho.pdf Restricted Access | 600.45 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.