Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33307
Title: Brasil e Índia no BRICS: o que podemos aprender com os indianos?
Other Titles: Brazil and India in BRICS: what can we learn from the indians?
Authors: GUIRADO, Maísa Janotte
Advisor: CARVALHO, Luciana de
Other contributor: LISBOA, Maria Fernanda Grosso
DANIEL, Luciana
type of document: Monografia
Keywords: Economia;Comércio internacional
Issue Date: 2018
Publisher: 105
Citation: GUIRADO, Maísa Janotte. Brasil e Índia no BRICS: o que podemos aprender com os indianos? 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2018.
Abstract: Recentemente, com as alterações no cenário econômico mundial, que impactaram em cenários de crise de liquidez e diversas nações, enquanto o Brasil teve um recuo de indicadores relevantes como o PIB, que se encontra em um cenário muito abaixo do desejável para uma economia de grande porte, acumulando 0,5%, -3,8%, e -3,6%, em 2014, 2015, 2016 respectivamente, a Índia, no mesmo período, acumulou altas de 7,5%, 8,0%, 7,1% respectivamente. Frente a isso, propomos como tema de trabalho analisar a situação atual do Brasil e da Índia no contexto dos BRICS, buscando elementos da economia indiana que possam fortalecer a brasileira, sobretudo as ligadas ao comércio exterior. A partir de metodologia de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com revisão bibliográfica da área de comércio exterior aliada a estudo de caso utilizando-se indicadores de fontes de relevância, conclui-se que devem ser guardadas as devidas proporções na comparação entre o Brasil e a Índia, considerando que os dois países possuem histórias de desenvolvimento e realidades culturais muito diferentes.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33307
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maísa Janotte Guirado.pdf
  Restricted Access
616.45 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.