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Título: A relevância da pesquisa de marketing como ferramenta estratégica: uma análise exploratória sobre as mpe de Guaratinguetá/sp (Brasil)
Autor(es): CABRAL, Eliana Zacaro
Orientador(es): CARVALHO, Roberto José
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Marketing;Empreendedorismo;Pequenas e médias empresas
Data do documento: 1-Dez-2012
Editor: 106
Referência Bibliográfica: CABRAL, Eliana Zacaro. A relevância da pesquisa de marketing como ferramenta estratégica: uma análise exploratória sobre as mpe de Guaratinguetá/sp (Brasil), 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia Prof. João Mod. Guaratinguetá, 2012.
Resumo: A pesquisa de marketing é o elo entre a empresa e o ambiente no qual ela está inserida. Tida como uma ferramenta estratégica para se conhecer o ambiente, a pesquisa de marketing ajuda a empresa a não só identificar e solucionar problemas de marketing como também alterar seu atual composto de marketing. Neste contexto, esta monografia tem como objetivo analisar a relevância dedicada ao uso da pesquisa de marketing pelos empreendedores de micro e pequenas empresas da cidade de Guaratinguetá/SP (Brasil). Quanto ao método utilizado, trata-se de uma pesquisa exploratória, com estudo de campo, de natureza qualitativa. Realizou-se uma coleta de dados através de perguntas abertas em entrevistas pessoais e individuais, semiestruturadas, não estatísticas e amostras pequenas que de forma proposital selecionou 46 estabelecimentos de micro e pequeno porte de atuação no setor do comércio e do setor de serviços, nos quais apenas os proprietários ou administradores pudessem responder a entrevista. A análise qualitativa das respostas permitiu verificar que há indícios para um estudo mais aprofundado do assunto visto que 74% da amostra declarou não utilizar pesquisa de marketing e citar como um dos motivos para o não uso “não ver necessidade em realizar uma pesquisa”. Dentro do caráter exploratório do presente trabalho, pode-se delinear um conjunto de dados e informações que permitirão contribuições para futuras análises e reflexões por parte dos empreendedores, dos responsáveis pelas políticas públicas e dos órgãos competentes da cidade de Guaratinguetá/SP.
The market research is nexus between the company and the environment in which it is inserted. Billed as a strategic tool to know the environment, market research helps the company to not only identify and solve marketing problems as well as changing your current marketing mix. In this context, this thesis aims to analyze the relevance dedicated to the use of market research by the entrepreneurs of micro and small business in the city of Guaratinguetá/SP (Brazil). As to the method used, it is an exploratory research with field research, qualitative in nature. Data collection was done through open-ended questions in personal interviews and individual semi-structured, non-statistical and small samples selected purposefully than 46 establishments of micro and small sector of activity in trade and services sector in which only the owners or managers could respond to interview. Qualitative analysis of responses showed that there is evidence to further study the issue is 74% of the sample stated not to use marketing research and cite as a reason for not using "don’t seem need to do research." Within the exploratory nature of this work, we can outline a set of data and information that will allow contributions for future analysis and reflection on the part of entrepreneurs, policy makers and competent organs of the city of Guaratinguetá/SP.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33287
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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