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Título: Marketing pessoal como ferramenta de apoio na pré e pós contratação
Autor(es): GASPAR, Denise de Barros
Orientador(es): MARCONDES JUNIOR, Paulo Roberto
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Marketing pessoal;Mercado de trabalho
Data do documento: 1-Dez-2012
Editor: 106
Referência Bibliográfica: GASPAR, Denise de Barros. Marketing pessoal como ferramenta de apoio na pré e pós contratação, 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia Prof. João Mod. Guaratinguetá, 2012.
Resumo: Esta monografia teve por objetivo estudar o sentido de Marketing Pessoal e sua aplicação na pré e pós contratação dos tecnólogos. Ao longo do trabalho é dissertado sucintamente a respeito do que é marketing, de suas fases que vão desde o período industrial até hoje na era da globalização e, também suas categorias que vão falar de sua aplicação para identificação de oportunidades, elaboração de propostas de valor para a marca, utilizar-se da inteligência de mercado para diminuir ao máximo, os erros com os clientes. Além de expor o marketing administrativo que vai auxiliar num planejamento mais eficiente e, o de transformação que vai acompanhar as intermináveis mudanças do mercado. Em sequência é abordado o tema principal do trabalho, marketing pessoal, onde fala de seu significado, que está bem distante de ser apenas uma etiqueta social para conseguir urna vaga de emprego, é apontado o ponto de vista de alguns autores da área e faz-se um paralelo entre produto e pessoa criando assim a possibilidade de analisar através do Mix de Marketing (4P's) o "Produto Pessoa". A partir desse comparativo é possível traçar o ciclo de vida do profissional no mercado de trabalho e o que ele pode fazer para não se tornar peça descartável. Dando continuidade ao tema central da monografia o capítulo sobre o tecnólogo apresenta o que é essa formação ainda tão discriminada no mercado nacional, mas em contrapartida apresenta a crescente procura de alunos advindos do ensino médio para esses cursos, pois, antes era um curso voltado para adultos já em período de maturidade na empresa que precisavam de uma certificação para se manter no mercado. Descreve o mercado de trabalho que um tecnólogo pode atuar e em foco a região do Vale do Paraíba onde está localizada a Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá que foi escolhida como foco dessa pesquisa. Como foi optado além de pesquisa teórica fazer também um questionário para analisar o perfil e opinião dos alunos quanto ao marketing pessoal e a sua formação, formulou-se com as respostas gráficos que foram analisados separadamente, idade, gênero, mercado de trabalho, a relação do trabalho com a graduação e sobre marketing pessoal. Tem-se também, um capítulo exclusivo para marketing pessoal do tecnólogo mostrando as suas dificuldades de inserção no mercado de trabalho e suas possibilidades a partir do marketing pessoal na pré e pós contratação. Finalizando então, com a conclusão onde nota-se a necessidade do uso da ferramenta, as dificuldades para o desenvolvimento desse trabalho e um comparativo entre pessoa e carro que mostra o caminho a percorrer para conseguir se desenvolver ao máximo com o apoio do marketing pessoal.
This monograph aimed to study the meaning of Personal Marketing and its application in the pre and post hiring of technologists. Throughout his work he is briefly told about what marketing is all about, from his stages that go from the industrial period until today in the era of globalization, and his categories that will speak of his application to identify opportunities, elaborate proposals of value for the brand, use of market intelligence to minimize the mistakes with customers. In addition to talking about an administrative marketing that will aid in more efficient planning, and the transformation that will accompany the endless changes of the market. In sequence, the main theme of the work is discussed, personal marketing, where it speaks of its meaning, which is far from being just a social etiquette to get a job vacancy, is pointed out the point of view of some authors of the area, there is a parallel between product and person, thus creating the possibility of analyzing the "Product Product" through the Marketing Mix (4P's). From this comparison it is possible to trace the life cycle of the professional in the labor market and what he can do to not become a disposable piece. Continuing the central theme of the monograph, the chapter on the technologist presents what is this training still so discriminated in the national market, but on the other hand presents the growing demand of students coming from high school for these courses, since it was a course aimed at Mature adults in the company who needed certification to stay on the market. Describes the labor market that a technologist can perform and in focus the region of Paraíba Valey where the Faculty of Technology of Guaratinguetá is located that was chosen as the focus of this research. As it was chosen besides theoretical research also make a questionnaire to analyze the profile and opinion of the students regarding the personal marketing and their training, formulated with the graphical answers that were analyzed separately, age, gender, labor market, the Relationship with undergraduate and personal marketing. Shortly afterwards there is an exclusive chapter for the technologist's personal marketing showing his difficulties of insertion in the job market and his possibilities from the personal marketing in the pre and post hiring. Finally concluding with the conclusion where it is noted the need to use the tool, the difficulties for the development of this work and a comparative between person and car that shows the way to go to get to develop to the maximum with the support of personal marketing.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33167
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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