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Título: A importância da inteligência emocional no desempenho de líderes e seus reflexos no Desenvolvimento de equipes
Título(s) alternativo(s): The importance of emotional intelligence in the performance of leaders and its effects on team development
Autor(es): BORGES, Bianca Souza Lazerotti
PINI, Yasmin Thatielli
Orientador(es): RODRIGUES, Lilian Segnini
Outro(s) contribuidor(es): MORASCO, Claudia Maria Napolitano
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Inteligência emocional;Liderança;Ambiente organizacional;Relações de trabalho
Data do documento: Dez-2024
Editor: 269
Referência Bibliográfica: Borges, Bianca Souza Lazerotti. A importância da inteligência emocional no desempenho de líderes e seus reflexos no Desenvolvimento de equipes 2024. Trabalho de conclusão de Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Fatec São Carlos, São Carlos, 2024.
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar os impactos positivos do domínio da inteligência emocional por parte dos líderes nas dinâmicas organizacionais, mensurando sua importância e demostrando como ela é capaz de transformar o clima e desenvolvimento organizacional. Para cumprir com o objetivo proposto, foi aplicado um questionário direcionado a trabalhadores ativos no mercado, cujos dados coletados foram analisados à luz da literatura apresentada. Os resultados sugerem que pode haver prejuízos significativos resultantes da falta de inteligência emocional dos líderes, ao passo que os benefícios são muitos quando os gestores possuem essa competência. Conclui-se que, com inteligência emocional, o líder tem resultados melhores nos relacionamentos interpessoais, favorecendo o seu papel de influenciar pessoas a alçarem objetivos, bem como tornando o ambiente de trabalho saudável, propiciando a motivação das pessoas.
The objective of this paper is to analyze the positive impacts of leaders' mastery of emotional intelligence on organizational dynamics, measuring its importance and demonstrating how it can transform organizational climate and development. To achieve the proposed objective, a questionnaire was applied to active workers in the market, and the collected data were analyzed in light of the presented literature. The results suggest that a lack of emotional intelligence in leaders can lead to significant drawbacks, while the benefits are numerous when managers possess this competence. It concludes that leaders with emotional intelligence achieve better outcomes in interpersonal relationships, enhancing their role in influencing people to reach goals, while fostering a healthy work environment that promotes motivation among individuals.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33164
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