Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33137
Title: | SmartCollege : organizando o tempo acadêmico com facilidade e eficiência. |
Other Titles: | SmartCollege : organizing academic time with ease and efficiency. |
Authors: | MENEZES, Bruna Morais RAMOS, Giovana Maria Tereza MACHADO, Giovanna da Rocha |
Advisor: | LOURENÇO, Luana |
Other contributor: | TOLEDO, Humberto Luiz de SOUZA, João Carlos de PEREIRA, Paulo Alexandre |
type of document: | Relatório Técnico |
Keywords: | aplicativos móveis;Produtividade;Administração do tempo;Tecnologia educacional |
Issue Date: | 26-Nov-2024 |
Publisher: | 113 |
Citation: | MENEZES, Bruna Morais; RAMOS, Giovana Maria Tereza; MACHADO, Giovanna da Rocha. SmartCollege: organizando o tempo acadêmico com facilidade e eficiência. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Desenvolvimento de Software Multiplataforma) – Faculdade de Tecnologia de Mauá, Mauá-SP, 2024. |
Abstract: | O gerenciamento de tempo e a organização das atividades acadêmicas são questões centrais para o sucesso escolar dos estudantes. Muitos alunos enfrentam dificuldades em equilibrar as demandas das disciplinas, cumprir prazos e ainda manter um bom desempenho nas provas e trabalhos. Essas dificuldades podem resultar em estresse, baixa produtividade e até mesmo impactos negativos na saúde mental. Com o objetivo de apoiar os estudantes na melhoria da organização e no gerenciamento das suas tarefas, o aplicativo SmartCollege foi desenvolvido. Ele oferece ferramentas para organizar o cronograma de atividades, auxiliando os alunos a gerenciar melhor seu tempo e suas responsabilidades. Este estudo busca explorar como o SmartCollege pode ajudar os estudantes a superar os desafios de organização, principalmente no que diz respeito ao equilíbrio entre disciplinas e ao cumprimento de prazos. A pesquisa se concentra na importância da gestão do tempo para o desempenho acadêmico e analisa como ferramentas digitais, como aplicativos de organização, podem melhorar a eficiência, reduzir o estresse e promover melhores resultados escolares. Para isso, a pesquisa adota uma metodologia mista, com abordagem quantitativa e qualitativa. A parte quantitativa envolve a aplicação de um único questionário, que permite respostas objetivas ou escritas, para medir a percepção dos alunos sobre a eficácia do SmartCollege na organização do tempo e no desempenho acadêmico. A abordagem qualitativa, por sua vez, é contemplada nas respostas abertas do questionário, que oferecem descrições detalhadas dos processos vivenciados pelos estudantes e suas percepções sobre o impacto do aplicativo na gestão de suas atividades acadêmicas. O estudo visa não apenas avaliar o impacto do SmartCollege sobre o desempenho acadêmico, mas também investigar como o uso de tecnologias pode influenciar o bem-estar dos estudantes, proporcionando uma maneira mais eficiente de gerenciar suas responsabilidades acadêmicas. A combinação de métodos quantitativos e qualitativos permite uma análise abrangente, que considera tanto a percepção dos alunos, capturada por meio das respostas abertas, quanto dados objetivos sobre seu desempenho acadêmico. Time management and the organization of academic activities are key issues for students’ academic success. Many students struggle to balance the demands of their courses, meet deadlines, and still perform well on tests and assignments. These challenges can result in stress, low productivity, and even negative impacts on mental health. The SmartCollege app was developed to support students in improving their organization and task management. It offers tools to organize their schedules of activities, helping students better manage their time and responsibilities. This study seeks to explore how SmartCollege can help students overcome organizational challenges, especially when it comes to balancing courses and meeting deadlines. The research focuses on the importance of time management for academic performance and analyzes how digital tools, such as organization apps, can improve efficiency, reduce stress, and promote better academic results. To this end, the research adopts a mixed methodology, with a quantitative and qualitative approach. The quantitative part involves the application of a single questionnaire, which allows objective or written responses, to measure students' perception of the effectiveness of SmartCollege in organizing time and academic performance. The qualitative approach, in turn, is contemplated in the open-ended responses of the questionnaire, which offer detailed descriptions of the processes experienced by students and their perceptions of the impact of the application on the management of their academic activities. The study aims not only to evaluate the impact of SmartCollege on academic performance, but also to investigate how the use of technologies can influence students' well-being, providing a more efficient way of managing their academic responsibilities. The combination of quantitative and qualitative methods allows for a comprehensive analysis, which considers both students' perceptions, captured through open-ended responses, and objective data on their academic performance. |
Description: | Relatório técnico-científico apresentado à Faculdade de Tecnologia de Mauá, como requisito parcial para conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Desenvolvimento de Software Multiplataforma. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33137 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
desenvolvimentodesoftwaremultiplataforma_2024_2_brunamoraismenezes_smartcollegeorganizandootempoacademico.pdf Restricted Access | 449.39 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.