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Título: Programa de seleção para inserir os jovens no mercado de trabalho na região metropolitana de Campinas
Autor(es): OLIVEIRA, Marcos Paulo
MORAIS, Maria Clara Aquino de
TABORDA, Maria Eduarda Rodrigues
OLIVEIRA, Raíssa dos Reis de
Orientador(es): SILVA, Amanda Rodrigues da
TEIXEIRA, Flávio Denis de Jesus
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Seleção de pessoal;Jovens;Comportamento
Data do documento: 2024
Editor: 115
Referência Bibliográfica: OLIVEIRA, Marcos Paulo; MORAIS, Maria Clara Aquino de; TABORDA, Maria Eduarda Rodrigues; OLIVEIRA, Raíssa dos Reis de. Programa de seleção para inserir os jovens no mercado de trabalho na região metropolitana de Campinas, 2024. Trabalho de conclusão de Curso (Técnico em Administração) - ETEC de Hortolândia, Hortolândia, 2024.
Resumo: Na atualidade, os jovens enfrentam dificuldades significativas no mercado de trabalho, ao buscar ingressar em um ambiente onde a competitividade aumenta constantemente. No Brasil, os desafios dos jovens se intensificam, proporcionalmente aos elevados índices de desemprego e informalidade. Esse cenário revela a necessidade de repensar os métodos de seleção utilizados atualmente. Este artigo destaca a falta de informações sobre recrutamento e seleção entre adolescentes, além do sentimento de desvalorização entre os jovens mais velhos. A partir de experiências na Etec de Hortolândia e na E.E. Euzébio Antônio Rodrigues, as simulações de processos seletivos realizadas revelam as principais características dos jovens diante de uma entrevista de emprego, com o objetivo de identificar e corrigir falhas nos métodos de seleção tradicionais, contribuindo para o desenvolvimento de um novo programa de seleção, estruturado em três etapas: entrevista coletiva, troca de conhecimentos e feedback imediato. Essa abordagem torna o processo de seleção mais coerente com a realidade dos jovens, permitindo que demonstrem suas habilidades de forma mais efetiva. A implementação desse programa é crucial para aumentar o ingresso da juventude no mercado de trabalho, destacar seu potencial e promover uma inclusão justa e eficaz.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33126
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