Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33121
Título: | Alfabetização e gestão financeira pessoal |
Autor(es): | TORETE, Ana Luiza MARTINS, Brenda Caroline MOURA, Camila RIBEIRO, Juliana |
Orientador(es): | SILVA, Amanda Rodrigues da TEIXEIRA, Flávio Denis de Jesus |
Tipo documental: | Artigo Científico |
Palavras-chave: | Educação financeira;Jovens |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | 115 |
Referência Bibliográfica: | TORETE, Ana Luiza; MARTINS, Brenda Caroline; MOURA, Camila; RIBEIRO, Juliana. Alfabetização e gestão financeira pessoal, 2024. Trabalho de conclusão de Curso (Técnico em Administração) - ETEC de Hortolândia, Hortolândia, 2024. |
Resumo: | Este projeto busca, inicialmente, estudar a forma como os jovens, de 16 a 23 anos, da cidade de Hortolândia estão considerando suas prioridades financeiras, visto que, atualmente, o ensino das escolas públicas, em que está concentrada a maior parte deste grupo, não possui as informações necessárias para tais alunos obterem uma base de ensinamentos para a vida adulta e independência financeira. Muitos, por se sentirem perdidos nesse meio, acabam se privando de alcançar objetivos que serão primordiais em seu futuro, como conquistas a longo prazo. Sendo assim, será proposto um projeto de criação de um planner financeiro personalizado, de acordo com suas necessidades e objetivos financeiros, para ajudar e incentivar os jovens a se reorganizarem financeiramente para que não sofram com problemas que possam induzi-los a desistir de seus objetivos. O projeto busca também, ensinar sobre princípios financeiros e econômicos do ambiente em que o jovem está habituado, desta forma instruir sobre juros, imposto de renda, inflação e entre outros conceitos básicos, também busca explicar sobre conceito de investimentos e ações e como aplica-los de acordo com sua renda, necessidades e metas pessoais. O objetivo é, inicialmente, desenvolver uma pesquisa sobre o conhecimento de gestão financeira econômica para compreendermos a forma que a população juvenil de Hortolândia leva diante a sua organização monetária, assim efetuarmos o projeto para ajudar os jovens a terem uma ampla visão financeira e através dele realizar a alfabetização financeira. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33121 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Administração_2024_2_ToreteAna_ Alfabetização e gestão financeira pessoal.pdf | 430.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.