Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33108
Title: Análise dos impactos envolvidos na utilização de informações pessoais na administração empresarial brasileira
Other Titles: Analysis of the impacts involved in the use of personal information in Brazilian business administration
Authors: KOJIMA, Meire
Advisor: CAVALCANTE, Denise Marques
type of document: Monografia
Keywords: Serviço ao cliente;Administração
Issue Date: Jun-2003
Publisher: 105
Citation: KOJIMA, Meire. Análise dos impactos envolvidos na utilização de informações pessoais na administração empresarial brasileira , 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariado) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2003.
Abstract: Este estudo monográfico iniciou-se por uma análise da influência exercida pela concorrência acirrada do mundo moderno sobre o comportamento das relações empresa/cliente, o que gerou a necessidade de se criar ferramentas capazes de se otimizar dados previamente armazenados, encontrando nestes novos enfoques que inovaram as novas formas de relacionamento entre as empresas e seus clientes . Ao longo de nossas pesquisas, deparamo-nos com casos de mau uso de dados e casos de uso bem sucedido. Pudemos então constatar que apesar de o sistema ser tido como um meio de facilitar o relacionamento humano e comercial, podemos encontrar nele empresas/pessoas que se utilizam de práticas para fins puramente comerciais, para fins de repasse, sem preocupares com a privacidade do proprietário destes dados. Vemos ainda outras pessoas que aprimoram-se em fazer uso de dados para a prática de crimes, em geral relativos a golpes financeiros, e encontramos também outras práticas menos lesivas, mas que criam algum tipo de problema para o alvo receptor em questão. Passamos então a pesquisar a resposta do mercado a estes casos de mau uso de dados, e pudemos constatar que o mercado tem reagido através da criação de leis que em sua totalidade procuram defender o cliente, deixando as empresas numa desconfortável situação. Buscamos então analisar que recursos restam às empresas que bem intencionadas veem na utilização do sistema um meio de se aproximar de seu público, mas que no entanto correm o risco de estar muitas vezes infringindo as leis cada vez mais restritivas, talvez até por ignorância das mesmas.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33108
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Meire Kojima.pdf
  Restricted Access
310.19 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.