Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32992
Title: Como é possível alimentar-se de desejos? Uma análise sobre os olhares fetichistas da publicidade
Other Titles: How is it possible to feed on desires? An analysis of the fetishistic views of advertising
Authors: GIACOMELLI, Michele
Advisor: POUZA, Sullivan Silk
type of document: Monografia
Keywords: Publicidade;Marketing
Issue Date: Jun-2005
Publisher: 105
Citation: GIACOMELLI, Michele. Como é possível alimentar-se de desejos? Uma análise sobre os olhares fetichistas da publicidade, 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariado) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2005.
Abstract: Este estudo monográfico teve como objetivo desenvolver uma discussão baseada em problematizações, percepções e reflexões sobre como a publicidade tira sua força e energia por meio de uma condição fetichista presente em objetos de consumo. As campanhas publicitárias veiculam os objetos de consumo procurando transformar um desejo em uma necessidade. A idéia central do estudo foi a de promovermos uma discussão em que o leitor possa refletir a respeito do discurso publicitário e das respectivas estratégias de marketing encaminhadas pelas empresas que desenvolvem produtos que se caracterizam como objetos-fetiche. Portanto, focaremos e questionaremos a discussão proposta em torno das (a) ferramentas e ações mais comumente usadas por publicitários que objetivam persuadir o consumidor de que ele realmente precisa de determinado produto; (b) como uma campanha de marketing persuasiva consegue ser eficaz; e, (c) se essas campanhas são colocadas em prática com grande frequência, levando-se sempre em conta as diferenças e os limites sutis entre necessidade e desejo. Para encaminharmos o presente estudo, investigamos, em primeiro lugar, bibliografia especializada na área de Marketing e Psicologia que versa sobre teorias e métodos de persuasão/manipulação; em segundo lugar, encaminhamos pesquisa de campo de caráter qualitativa com o objetivo principal de ampliar a discussão sob enfoque a partir dos depoimentos dos sujeitos de pesquisa.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32992
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Michele Giacomelli.pdf
  Restricted Access
1.2 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.