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Title: Primeiro emprego: uma oportunidade ou uma dificuldade ?
Authors: PEREIRA, Melissa de Souza
CAVALCANTE, Rayssa Nogueira Dino
Advisor: CARDOSO, Cristiane Aparecida Gomes
Other contributor: FURQUIM, Alexandre Odilon
MALVA, Fernando
CARDOSO, Cristiane Aparecida Gomes
type of document: Monografia
Keywords: Recursos humanos;Administração de empresas;Jovens;Mercado de trabalho
Issue Date: Dec-2024
Publisher: 211
Citation: PEREIRA, Melissa de Souza; CAVALCANTE, Rayssa Nogueira Dino. Primeiro emprego: uma oportunidade ou uma dificuldade. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso do Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Recursos Humanos) Etec Zona Leste, São Paulo, 2024.
Abstract: O primeiro emprego pode ser uma nova oportunidade ou uma dificuldade, essa pesquisa apresenta evidências sobre todo o processo. Analisando as influências desde a primeirainfância e como o ambiente em que acriança está inserida, as pessoas ao redor e o conteúdo consumido por ela influenciam no seu desenvolvimento, e sobretudo, no que se refere à percepção do ambiente profissional até os efeitos na vida adulta perante a sociedade. Na juventude, é visto o impacto do ambiente escolar na formação para o mercado de trabalho e mostra que, mesmo após a conclusão do ensino médio, não existe uma garantia de emprego, assim, ressaltamos os obstáculos que os jovens brasileiros enfrentam ao tentar entrar no mercado de trabalho, além de salientar a importância da experiência prévia, como estágios e cursos provando que a educação desempenha um papel fundamental na inclusão dos jovens nesse cenário. Aponta, também, que a escassez de oportunidades tem um impacto significativo nos jovens do país, resultando em altas taxas de desemprego. Em contrapartida nota-se a necessidade de desenvolver habilidades de relações interpessoais e da quebra vínculo superprotetor dos pais e responsáveis desses jovens que prejudica a independência e intensifica a ansiedade social, para obter sucesso na área profissional.
The first job can be a new opportunity or a difficulty, this research provides evidence about the entire process. Analyzing the influences from early childhood and how the environment in which the child is inserted, the people around them and the content they consume influence their development, and above all, with regard to the perception of the professional environment and the effects in society. In youth, the impact of the school environment on training for the jobmarket is seen and shows that, even after completing high school, there is no guarantee of employment, thus, we highlight the obstacles that Young Brazilians face when trying to enter the jobmarket, in addition to highlighting the importance of prior experience, such as internships and courses, proving that education plays a fundamental role in the inclusion of Young people in this scenario. It also points out that the scarcity of opportunities has a significant impact on the country's young people, resulting in high unemployment rates. On the other hand, there is a need to develop interpersonal relationship skills and break the overprotective Bond of parents and guardians of these young people, which undermines independence and intensifies social anxiety, in order to achieve success in the professional field.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32969
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