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Título: Pesquisa de mercado mídia digital out-of-home
Título(s) alternativo(s): Market research digital out-of-home media
Autor(es): BOSSI, Fioravante Augusto
Orientador(es): DELMONT FILHO, Odilon
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Mídia eletrônica;Comunicação;Pesquisa de mercado
Data do documento: 22-Jun-2016
Editor: 175
Referência Bibliográfica: BOSSI, Fioravante Augusto. Pesquisa de mercado mídia digital out-of-home. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2016.
Resumo: Este trabalho de graduação traz um panorama sobre o mercado de comunicação e mídia no Brasil, com enfoque em um novo segmento de mídia conhecido como mídia digital out-of-home. O principal objetivo deste foi avaliar a viabilidade para implementação de um pequeno operador de mídia digital out-of-home. Em relação ao referencial teórico foi abordado os conceitos de empreendedorismo, a figura do empreendedor, a inovação como uma necessidade de sobrevivência da empresa, além de revisão de literatura sobre comunicação de massa, o mercado de mídia no Brasil e suas fontes de receitas publicitárias. Trouxe, ainda, esclarecimentos sobre mídia digital out-of-home, a maneira como a mesma é desenvolvida, destacando a importância do conteúdo e da estratégia e detalhes sobre o pequeno operador de mídia digital. Para confirmar se o empreendimento era viável, realizou-se duas pesquisas de demanda com os setores de hotelaria e redes de drogarias. A fim de reconhecer como empresas reais atuam no mercado em questão, realizaram-se entrevistas com as mesmas. Os resultados das pesquisas aliados aos relatos coletados nas entrevistas bem como o embasamento teórico, demostraram a inviabilidade do modelo de negócio proposto, que requer grande volume de investimento e esforços para que seja relevante e atrativo para a audiência e anunciantes.
This graduation work brings a panorama about the communication marketplace in Brazil, with focus on new media segment known as digital out-of-home media. The main objective was to evaluate the feasibility of implementing a small digital media out-of-home operator. Regarding the theoretical framework was approached the concepts of entrepreneurship, the entrepreneur figure, innovation as a necessity for business survival, in addition the literature review of mass media, the media market in Brazil and its sources of advertising revenue. It brought also clarifications about the digital out-ofhome media, how it is developed, highlighting the importance of content and strategy and details about the small operator of digital media. To confirm the project viability were held two demand researches with hospitality industry and drugstore chains. In order to recognize how real businesses operating in the market in question, interviews were conducted with them. The results of research combined with the reports collected in the interviews as well as the theoretical basis, demonstrated the impracticality of the proposed business model, which requires large amounts of investment and efforts to be relevant and attractive to the audience and advertisers.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32961
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