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Title: A importância do marketing para pequenas empresas.
Authors: SOUZA, Bruno Wilson Martins de
SILVA, Emilly Gabriele da
GALEGO, Hellen Cristina Ramos
MATA, Pedro Henrique Zago da
Advisor: SOUZA, Anderson Henrique Teixeira de
type of document: Monografia
Keywords: Microempresas;Marketing on-line
Issue Date: Dec-2024
Publisher: 123
Citation: SOUZA, Bruno Wilson Martins de; SILVA, Emilly Gabriele da; GALEGO, Hellen Cristina Ramos; MATA, Pedro Henrique Zago da. A importância do marketing para pequenas empresas. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Marketing) – Etec Doutor Renato Cordeiro, Birigui, 2024.
Abstract: Com base no trabalho de conclusão de curso analisamos a importância do marketing para o sucesso de micro e pequenas empresas (MPEs), que desempenham um papel crucial na atualidade. Pois muitas empresas enfrentam dificuldades e falham devido à falta de estratégias adequadas de marketing, especialmente em cenário digitalizado e competitivo. A pesquisa destaca a relevância de estratégias como identidade visual, o share of voice(participação de voz) e os 4P´s(Produto, Preço, Praça e Promoção), para o fortalecimento da marca e fidelização de clientes. A pesquisa de campo foi realizada com empreendedores da cidade de BIRIGUI-SP mostrando que muitos não utilizam efetivamente as ferramentas de marketing digital, como anúncios pagos, o que impacta negativamente seu alcance e crescimento. O estudo conclui que o marketing bem aplicado é essencial para o crescimento e sustentabilidade das MPEs, sugerindo que os empreendedores adotem práticas de marketing digital e marketing de relacionamento, desde investirem em identidade visual até uma porcentagem de seu orçamento destinado a tudo relacionado ao marketing de sucesso.
Based on the final course work, we analyzed the importance of marketing for the success of micro and small businesses (MSEs), which play a crucial role today. Many companies face difficulties and fail due to the lack of adequate marketing strategies, especially in a digitalized and competitive scenario. The research highlights the relevance of strategies such as visual identity, share of voice and the 4Ps, for strengthening the brand and customer loyalty. The field research was conducted with entrepreneurs from the city of BIRIGUI SP, showing that many do not effectively use digital marketing tools, such as paid ads, which negatively impacts their reach and growth. The study concludes that well-applied marketing is essential for the growth and sustainability of MSEs, suggesting that entrepreneurs adopt digital marketing and relationship marketing practices, from investing in visual identity to a percentage of their budget allocated to everything related to successful marketing.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32901
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