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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32901
Title: | A importância do marketing para pequenas empresas. |
Authors: | SOUZA, Bruno Wilson Martins de SILVA, Emilly Gabriele da GALEGO, Hellen Cristina Ramos MATA, Pedro Henrique Zago da |
Advisor: | SOUZA, Anderson Henrique Teixeira de |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Microempresas;Marketing on-line |
Issue Date: | Dec-2024 |
Publisher: | 123 |
Citation: | SOUZA, Bruno Wilson Martins de; SILVA, Emilly Gabriele da; GALEGO, Hellen Cristina Ramos; MATA, Pedro Henrique Zago da. A importância do marketing para pequenas empresas. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Marketing) – Etec Doutor Renato Cordeiro, Birigui, 2024. |
Abstract: | Com base no trabalho de conclusão de curso analisamos a importância do
marketing para o sucesso de micro e pequenas empresas (MPEs), que
desempenham um papel crucial na atualidade. Pois muitas empresas enfrentam
dificuldades e falham devido à falta de estratégias adequadas de marketing,
especialmente em cenário digitalizado e competitivo.
A pesquisa destaca a relevância de estratégias como identidade visual, o share
of voice(participação de voz) e os 4P´s(Produto, Preço, Praça e Promoção),
para o fortalecimento da marca e fidelização de clientes. A pesquisa de campo
foi realizada com empreendedores da cidade de BIRIGUI-SP mostrando que
muitos não utilizam efetivamente as ferramentas de marketing digital, como
anúncios pagos, o que impacta negativamente seu alcance e crescimento.
O estudo conclui que o marketing bem aplicado é essencial para o crescimento
e sustentabilidade das MPEs, sugerindo que os empreendedores adotem
práticas de marketing digital e marketing de relacionamento, desde investirem
em identidade visual até uma porcentagem de seu orçamento destinado a tudo
relacionado ao marketing de sucesso. Based on the final course work, we analyzed the importance of marketing for the success of micro and small businesses (MSEs), which play a crucial role today. Many companies face difficulties and fail due to the lack of adequate marketing strategies, especially in a digitalized and competitive scenario. The research highlights the relevance of strategies such as visual identity, share of voice and the 4Ps, for strengthening the brand and customer loyalty. The field research was conducted with entrepreneurs from the city of BIRIGUI SP, showing that many do not effectively use digital marketing tools, such as paid ads, which negatively impacts their reach and growth. The study concludes that well-applied marketing is essential for the growth and sustainability of MSEs, suggesting that entrepreneurs adopt digital marketing and relationship marketing practices, from investing in visual identity to a percentage of their budget allocated to everything related to successful marketing. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32901 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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