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Title: A aceitação do uso dos jogos no aprendizado do levantamento de requisitos na Engenharia de Software
Other Titles: The acceptance of the use of games in learning requirements elicitation in Software Engineering
Authors: SANZ, Carla Regina Rodrigues Padial
ZORZETTO, Juliano Barreira
Advisor: ROMANO, Simone Maria Viana
type of document: Artigo Científico
Keywords: Engenharia de software;Jogos
Issue Date: 11-Apr-2024
Publisher: 129
Citation: SANZ, Carla Regina Rodrigues Padial; ZORZETTO, Juliano Barreira. A aceitação do uso dos jogos no aprendizado do levantamento de requisitos na engenharia de software, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Praia Grande, Praia Grande, 2024.
Abstract: A engenharia de software é uma disciplina complexa que lida com o desenvolvimento de sistemas de software. O levantamento de requisitos é um passo crucial nesse processo, pois envolve a identificação, análise e documentação das necessidades dos usuários e do sistema a ser desenvolvido. Tradicionalmente, o levantamento de requisitos é realizado por meio de entrevistas e workshops, que podem ser desafiadores e propensos a interpretações equivocadas. Neste artigo, é explorado o uso da gameficação como uma abordagem inovadora e eficaz no aprendizado do levantamento de requisitos na engenharia de software, bem como a aceitação de jogos como forma de aprendizado. Foi discutido os benefícios do uso de jogos, como o desenvolvimento de aprendizagens cognitivas e habilidades motoras, a melhoria da comunicação e colaboração, além do treinamento e capacitação dos analistas de requisitos. É apresentada também uma pesquisa quantitativa, validando os resultados da pesquisa bibliográfica de que os jogos possuem grande aceitação como forma de aprendizado. No entanto, é importante ressaltar que os jogos não substituem completamente os métodos tradicionais de ensino, mas devem ser vistos como uma ferramenta complementar. Concluímos que o uso dos jogos pode enriquecer o processo de aprendizado do levantamento de requisitos, promovendo a interação, validação de necessidades e estimulando a criatividade e inovação.
Software Engineering is a complex discipline that deals with the development of software systems. Requirements elicitation is a crucial step in this process, as it involves identifying, analyzing, and documenting the needs of users and the system to be developed. Traditionally, requirements elicitation is carried out through interviews and workshops, which can be challenging and prone to misunderstandings. This article explores the use of gamification as an innovative and effective approach to learning requirements elicitation in software engineering, as well as the acceptance of games as a form of learning. It was discussed the benefits of using games, such as the development of cognitive learning and motor skills, improvement of communication and collaboration, and the training and empowerment of requirements analysts. A quantitative survey is also presented, validating the findings of the literature review that games are widely accepted as a form of learning. However, it is important to emphasize that games do not completely replace traditional teaching methods but should be seen as a complementary tool. We conclude that the use of games can enrich the requirements elicitation learning process by promoting interaction, validating needs, and stimulating creativity and innovation.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32860
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