Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32858
Título: | Monografia: uma abordagem sobre estudo monográfico a partir da perspectiva dos alunos da Fatec-ID |
Título(s) alternativo(s): | Monograph: an approach to monographic study from the perspective of Fatec-ID students |
Autor(es): | SILVA, Sergio Roberto da |
Orientador(es): | POUZA, Sullivan Silk |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Pesquisa científica;Pesquisa bibliográfica |
Data do documento: | Dez-2002 |
Editor: | 105 |
Referência Bibliográfica: | SILVA, Sergio Roberto da. Monografia: uma abordagem sobre estudo monográfico a partir da perspectiva dos alunos da Fatec-ID, 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Automação de Escritório e Secretariado ) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2002. |
Resumo: | O presente estudo monográfico teve como objetivo pesquisar e discutir algumas dificuldades que normalmente os alunos encontram para desenvolver a monografia. Tal estudo deveu-se ao fato de que a monografia, pela sua própria natureza, passa aos discentes a idéia de algo difícil de se fazer. Conseqüentemente, uma imensa cadeia de paradigmas são absorvidos e veiculados a partir das incertezas que os alunos passam um para o outro em todo o âmbito da instituição. Neste trabalho, foram levantadas algumas questões centrais para a discussão proposta, a saber: O significado da monografia para o aluno, a escolha do tema, formas de iniciar o planejamento do trabalho. As questões em referência, por serem comuns entre os alunos, foram inseridas no estudo de forma a promover uma integração entre os alunos de todos os semestres proporcionando assim, aos mais novos, a oportunidade de saberem quais os percalços que poderão encontrar à medida que forem se envolvendo com o estudo monográfico. Foram consultados alunos do 1º ao 8º semestres e entrevistados alunos de Trabalho de Formatura 1 e, através de um diálogo com literaturas de especialistas, pudemos evidenciar relações conflitantes entre o que os alunos pensam e o que propõem os estudiosos no assunto. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32858 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sergio Roberto da Silva.pdf | 710.53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.