Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32858
Título: Monografia: uma abordagem sobre estudo monográfico a partir da perspectiva dos alunos da Fatec-ID
Título(s) alternativo(s): Monograph: an approach to monographic study from the perspective of Fatec-ID students
Autor(es): SILVA, Sergio Roberto da
Orientador(es): POUZA, Sullivan Silk
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Pesquisa científica;Pesquisa bibliográfica
Data do documento: Dez-2002
Editor: 105
Referência Bibliográfica: SILVA, Sergio Roberto da. Monografia: uma abordagem sobre estudo monográfico a partir da perspectiva dos alunos da Fatec-ID, 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Automação de Escritório e Secretariado ) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2002.
Resumo: O presente estudo monográfico teve como objetivo pesquisar e discutir algumas dificuldades que normalmente os alunos encontram para desenvolver a monografia. Tal estudo deveu-se ao fato de que a monografia, pela sua própria natureza, passa aos discentes a idéia de algo difícil de se fazer. Conseqüentemente, uma imensa cadeia de paradigmas são absorvidos e veiculados a partir das incertezas que os alunos passam um para o outro em todo o âmbito da instituição. Neste trabalho, foram levantadas algumas questões centrais para a discussão proposta, a saber: O significado da monografia para o aluno, a escolha do tema, formas de iniciar o planejamento do trabalho. As questões em referência, por serem comuns entre os alunos, foram inseridas no estudo de forma a promover uma integração entre os alunos de todos os semestres proporcionando assim, aos mais novos, a oportunidade de saberem quais os percalços que poderão encontrar à medida que forem se envolvendo com o estudo monográfico. Foram consultados alunos do 1º ao 8º semestres e entrevistados alunos de Trabalho de Formatura 1 e, através de um diálogo com literaturas de especialistas, pudemos evidenciar relações conflitantes entre o que os alunos pensam e o que propõem os estudiosos no assunto.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32858
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sergio Roberto da Silva.pdf710.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.