Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32841
Título: | Tecnologia e interação interdisciplinar: possibilidades, reflexos e reflexões |
Título(s) alternativo(s): | Technology and interdisciplinary interaction: possibilities, reflexes and reflections |
Autor(es): | NUNES, Francisco Xavier da Silva |
Orientador(es): | ALMEIDA, Ivanete Bellucci Pires de |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Pesquisa;Pesquisa educacional |
Data do documento: | Jun-2005 |
Editor: | 105 |
Referência Bibliográfica: | NUNES, Francisco Xavier da Silva. Tecnologia e interação interdisciplinar: possibilidades, reflexos e reflexões, 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariado) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2005. |
Resumo: | O objetivo de nossa investigação foi estudar as relações interdisciplinares entre as diferentes disciplinas oferecidas pelo Curso Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariado da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba, para tanto, passamos a considerar, além dos conceitos teóricos acerca da interdisciplinaridade e os diversos conteúdos abordados durante o curso, a possibilidade de integração – principal foco da interdisciplinaridade - entre as diversas disciplinas e as disciplinas oferecidas na área de Informática. Essa integração seria sustentada, assim sendo, por uma das três ênfases do curso, Teleprocessamento, Redes e Gerência de Projetos que é oferecida em paralelo à ênfase em Línguas e a ênfase em Comércio Exterior e Transporte Internacional, levando em conta a crescente automação que o mercado de trabalho vem enfrentando, sobretudo na Região Metropolitana de Campinas, que é por natureza uma região comercial de alta tecnologia. Entre os elementos selecionados para a construção da investigação proposta, temos: a pesquisa de campo, cuja opção metodológica constituiu-se no encaminhamento de questionários com perguntas destinadas aos alunos regularmente matriculados na Fatec-ID e a pesquisa bibliográfica, base norteadora para a discussão, onde consideramos os pontos de vista de autores dedicados à tecnologia, à cidadania e, principalmente, à interdisciplinaridade. Ainda fazendo uso desse elemento, exploramos a constituição e o propósito do Centro Paula Souza, órgão mantenedor da Fatec-ID e demais unidades das Faculdades de Tecnologia no Estado de São Paulo. Finalmente, analisamos a composição da grade curricular do curso, onde pudemos identificar uma proximidade muito grande entre as disciplinas implementadas e; a partir dessa constatação, tentamos estimular o diálogo desses conteúdos visando à otimização do tempo utilizado em sala de aula, através de hipóteses desenvolvidas tanto a partir do corpus da pesquisa quanto de nossa própria experiência enquanto discente. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32841 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Francisco Xavier da Silva Nunes.pdf Restricted Access | 11.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.