Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32841
Título: Tecnologia e interação interdisciplinar: possibilidades, reflexos e reflexões
Título(s) alternativo(s): Technology and interdisciplinary interaction: possibilities, reflexes and reflections
Autor(es): NUNES, Francisco Xavier da Silva
Orientador(es): ALMEIDA, Ivanete Bellucci Pires de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Pesquisa;Pesquisa educacional
Data do documento: Jun-2005
Editor: 105
Referência Bibliográfica: NUNES, Francisco Xavier da Silva. Tecnologia e interação interdisciplinar: possibilidades, reflexos e reflexões, 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariado) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2005.
Resumo: O objetivo de nossa investigação foi estudar as relações interdisciplinares entre as diferentes disciplinas oferecidas pelo Curso Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariado da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba, para tanto, passamos a considerar, além dos conceitos teóricos acerca da interdisciplinaridade e os diversos conteúdos abordados durante o curso, a possibilidade de integração – principal foco da interdisciplinaridade - entre as diversas disciplinas e as disciplinas oferecidas na área de Informática. Essa integração seria sustentada, assim sendo, por uma das três ênfases do curso, Teleprocessamento, Redes e Gerência de Projetos que é oferecida em paralelo à ênfase em Línguas e a ênfase em Comércio Exterior e Transporte Internacional, levando em conta a crescente automação que o mercado de trabalho vem enfrentando, sobretudo na Região Metropolitana de Campinas, que é por natureza uma região comercial de alta tecnologia. Entre os elementos selecionados para a construção da investigação proposta, temos: a pesquisa de campo, cuja opção metodológica constituiu-se no encaminhamento de questionários com perguntas destinadas aos alunos regularmente matriculados na Fatec-ID e a pesquisa bibliográfica, base norteadora para a discussão, onde consideramos os pontos de vista de autores dedicados à tecnologia, à cidadania e, principalmente, à interdisciplinaridade. Ainda fazendo uso desse elemento, exploramos a constituição e o propósito do Centro Paula Souza, órgão mantenedor da Fatec-ID e demais unidades das Faculdades de Tecnologia no Estado de São Paulo. Finalmente, analisamos a composição da grade curricular do curso, onde pudemos identificar uma proximidade muito grande entre as disciplinas implementadas e; a partir dessa constatação, tentamos estimular o diálogo desses conteúdos visando à otimização do tempo utilizado em sala de aula, através de hipóteses desenvolvidas tanto a partir do corpus da pesquisa quanto de nossa própria experiência enquanto discente.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32841
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francisco Xavier da Silva Nunes.pdf
  Restricted Access
11.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.