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Título: Terceirização: benefícios e prejuízos da sua implementação
Título(s) alternativo(s): Outsourcing: benefits and harms of its implementation
Autor(es): MARTINS, Rafael Adalton
Orientador(es): DIAS, Maurício
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Terceirização;Produção industrial (custos);Administração de empresas
Data do documento: Dez-2002
Editor: 105
Referência Bibliográfica: MARTINS, Rafael Adalton. Terceirização: benefícios e prejuízos da sua implementação, 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Automação de Escritório e Secretariado ) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2002.
Resumo: Pelo presente trabalho de estudo monográfico , teremos a intenção de transmitir à comunidade acadêmica da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba ou a quem vier a ser útil uma discussão e uma série de relatos acerca do tema terceirização tendo como foco os objetivos de sua implementação, seus benefícios, seus males, enfim algumas contradições sobre o assunto. O termo terceirização vem sendo usado desde 1940, na época da 2ª Guerra Mundial, a partir do momento que as empresas de fabricação de armamentos passaram à mão de terceiros (daí a origem do termo terceirização) a incumbência de produzirem alguns componentes desses armamentos. A partir daí o uso desta metodologia passou a ser usado por outros segmentos da indústria, em especial no Brasil, as indústrias automobilística e têxtil. Um dos principais motivos que levam as empresas a adotar processos de terceirização nos dias de hoje é a possibilidade de redução dos custos de produção, principalmente os custos com pessoal. A otimização dos processos internos também é umas das razões apontadas para implementação da terceirização. Normalmente as atividades terceirizáveis não são aquelas ligadas aos setores estratégicos de uma empresa. São geralmente as atividades de suporte. Deixando as atividades que não são a razão de ser da empresa por contas de terceiros, a organização pode-se atentar mais á sua missão quanto empresa, que é sempre ter qualidade naquilo que produz ou no serviço que presta, tendo sempre como foco a satisfação do cliente final. O processo terceirização possui, porém, suas vantagens e desvantagens. A grande vantagem, demonstrada anteriormente, sem dúvida é a intenção de se reduzir custos e otimizar os processos internos com vistas à melhoria da qualidade dos produtos e/ou serviços oferecidos. Do outro lado está a questão da qualidade em que esse processo é implementado, que muitas vezes é falha. Problemas com o funcionalismo, demissões impensadas, gerando conflitos com os sindicatos, a má qualidade das empresas contratadas, a falta da tão procurada parceira, são algumas das dificuldades que surgem no desenrolar do processo. Enfim, a visão que temos da terceirização é de um processo que veio para ficar. Opiniões contraditórias a respeito do assunto sempre irão nos questionar sobre o uso deste advento. Cabe a cada empresa a busca racional de um parceiro, sempre com o objetivo de melhorar continuamente seus processos internos, tendo como resultados a satisfação de seus clientes e principalmente das pessoas envolvidas.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32837
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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