Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32814
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTE, Denise Marques-
dc.contributor.authorMELO, Rogério Rodrigues de-
dc.date.accessioned2025-05-23T17:44:51Z-
dc.date.available2025-05-23T17:44:51Z-
dc.date.issued2006-07-
dc.identifier.citationMELO, Rogério Rodrigues de. MST, FATEC e a Educação, 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariado) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32814-
dc.description.abstractNossa proposta de estudo monográfico tem como objetivo fazer uma análise comparativa entre as propostas pedagógicas da escola do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, doravante MST e da instituição FATEC. Para tanto, objetivamos problematizar o tema através de pesquisas e discussões sobre a escola do MST, relacionando-a com os aspectos educacionais da FATEC. Apresentaremos questões que envolvem o tema, tais como: história, educação, tecnologia, temática social, ideologia, reforma agrária, concentração fundiária, etc. No primeiro capítulo faremos um histórico do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MST, desde os seus primórdios até a atualidade. No segundo capítulo, analisaremos o Setor de Educação do MST, suas principais características e objetivos, ressaltando o caráter da luta social e da revalorização da educação do campo. Já no terceiro capítulo, faremos uma análise da instituição FATEC, sua história e características principais. Também neste capítulo faremos a comparação das propostas pedagógicas do MST e da FATEC, além de uma pesquisa de campo com alunos da FATEC-INDAIATUBA, com o objetivo de coletar informações para enriquecer o nosso estudo. Concluiremos ressaltando a importância de valorizarmos os pontos positivos obtidos através desta análise e a sua aplicação prática, tanto para a FATEC quando para o MST, deixando uma mensagem de que a educação sempre foi e sempre será um instrumento de suma importância para as nossas conquistas sociais e desenvolvimento tecnológico da nação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariadopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAcesso à educaçãopt_BR
dc.subjectMovimento dos sem-terrapt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleMST, FATEC e a Educaçãopt_BR
dc.title.alternativeMST, FATEC and Educationpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROGÉRIO RODRIGUES DE MELO.pdf
  Restricted Access
264.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.