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Título: Liderança feminina em um órgão público em Piracicaba: a percepção das gerações X e Y
Título(s) alternativo(s): Female leadership in a public organization in Piracicaba: the perception of generations X and Y
Autor(es): MÜLLER, Tatiane Bombarda
Orientador(es): FORMAGGIO, Filomena Maria
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Liderança;Setor público;Relações entre gerações
Data do documento: 27-Nov-2017
Editor: 175
Referência Bibliográfica: MÜLLER, Tatiane Bombarda. Liderança feminina em um órgão público em Piracicaba: a percepção das gerações X e Y. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2017.
Resumo: O objetivo desse estudo é responder à seguinte questão norteadora: em que medida as gerações mais atuantes no mercado de trabalho (gerações X e Y) por suas características sociais e históricas aceitam a liderança feminina? Para sua elaboração a metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica em fontes secundárias. Em seguida realizou-se uma pesquisa de campo que teve como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas quantitativas e qualitativas de caráter exploratório a fim de responder à questão norteadora já definida. Fundamentada em estudiosos renomados como MINAYO (2010), MELLO (2016), CHIAVENATO (2004), LIMONGE-FRANÇA (2006), HESSELBEIN; GOLDSMITH; BECKHARD (1996), entre outros se buscou abordar temas como: Setor Público, Liderança, Liderança nas Organizações Públicas, Liderança Feminina e a Geração X e a Geração Y vs A Liderança Feminina. A escolha por este tema se justifica uma vez que os líderes contribuem para o sucesso ou fracasso de qualquer organização ou setor, seja ela privada ou pública. Deste modo, uma não aceitação por parte dos liderados por mulheres precisa ser detectada e pensada nas organizações. Este tema é de grande relevância no meio social, pois, nos dias atuais, após a igualdade de gêneros garantida mediante muita luta, a mulher vem provando que pode ser uma profissional igual (ou melhor) que o do gênero masculino, inclusive, e justamente, em virtude de algumas características intrínsecas que lhes cabe por natureza. Por isso, merece ser valorizada e respeitada sem distinção. Constatou-se que as comparações com a liderança masculina são evidentes, ambos possuem atributos diferentes, peculiares a cada gênero. Conclui-se, por meio das considerações obtidas pelos depoimentos neste estudo que ambas as gerações aceitam a liderança feminina e avaliam a mesma como positiva.
The purpose of this study is to answer the following guiding question: How much do the more active generations (X and Y generation), by their social and historic features, accept the female leadership? For its elaboration, the metodology used was a bibliographic research in secondary sources. Then a field research was done, which the instrument of data collection, was a quiz with qualitative and quantitative questions of exploratory feature, in order to answer the guiding question already defined. Based on renowned scholars such as: MINAYO (2010), MELLO (2016), CHIAVENATO (2004), LIMONGE-FRANÇA (2006), HESSELBEIN; GOLDSMITH; BECKHARD (1996) among others, it tried to approach subjects such as: Public sector, leadership, leadership in public organizations, female leadership, X and Y generation vs female leadership. The choice for this subject is justified because the leader contributes either to the succes or failure in any organization or sector, therefore a non acceptance of a female leadership has to be identified and taken into account in organizations. This subject is very relevant in the social environment, because, nowadays after struggling a lot, women have been proving that can be equal (or better) than men, due to some intrinsic features, which belong to women naturaly. Thus, they deserve to be valued and respected. It was noticed that comparisons between male and female leadership exist and also that both of them have some peculiar features according with each gender. It is concluded, that both generations accept the female leadership and evaluate it in a positive way.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32656
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