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Title: As práticas gerenciais e a política empresarial em relação aos aspectos motivacionais: comparação de duas empresas franqueadas do ramo varejista calçadista
Other Titles: Management practices and business policy in relation to the motivational aspects: comparison of two franchised companies in the footwear retail sector
Authors: RIBEIRO, Bianca Alessandra Soares
BUSATO, Rebeca Forti
Advisor: VIEIRA, Luciana Moreira Martins
type of document: Monografia
Keywords: Liderança;Motivação
Issue Date: 29-Nov-2017
Publisher: 175
Citation: RIBEIRO, Bianca Alessandra Soares; BUSATO, Rebeca Forti. As práticas gerenciais e a política empresarial em relação aos aspectos motivacionais: comparação de duas empresas franqueadas do ramo varejista calçadista. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2017.
Abstract: O desenvolvimento do presente trabalho deu-se por meio de revisão de literatura sobre práticas gerenciais, liderança e motivação além de uma pesquisa exploratória em duas lojas que são franquias no ramo calçadista da região de Campinas/SP, o instrumento de coleta de dados foram dois questionários, um aplicado à gerência e o outro as funcionárias. A abordagem foi uma pesquisa qualitativa para o levantamento das opiniões e comportamentos nos aspectos motivacionais. A partir da coleta de dados e da análise dos resultados da pesquisa observou-se que a forma como as empresas analisadas aplicam sua política empresarial e instruem seu líder referente às práticas gerenciais aplicadas aos seus subordinados, refletem diretamente no comportamento e rendimento dos mesmos, afetando de forma direta a motivação. Nesse cenário do comércio varejista analisado com a pesquisa de campo verificou-se uma deficiência na integração entre as práticas gerenciais almejadas para proporcionar a motivação dos envolvidos na prestação de serviço e o alcance de tais práticas. Foi possível constatar que isso se deu nas lojas em estudo devido à falta de integração entre empresa e colaborador, conhecimento das verdadeiras necessidades dos colaboradores e os benefícios oferecidos, maior abertura para participação na tomada de decisões, treinamento adequado, falta de motivação dos colaboradores e práticas adequadas para a eficiência das equipes. Nas empresas estudadas conseguiu-se identificar a ineficiência das práticas motivacionais da empresa, tanto com as gerentes como para as colaboradoras. Acredita-se que tal fator foi fundamental para que existisse uma alta rotatividade no quadro de funcionários. A empresa não adota as ferramentas descritas no trabalho, treinamento e desenvolvimento, salário e remuneração, qualidade de vida e avaliação de desempenho. Com isso não sana as necessidades e expectativas das gerentes e suas colaboradoras. As líderes por sua vez não tem treinamento adequado para motivar, agir e resolver problemas não conseguindo elevar a eficiência e a permanência da equipe na empresa.
The development of the present work was done through a review of the literature on managerial practices, leadership and motivation in addition to an exploratory research in two stores that are franchises in the footwear branch of the region of Campinas / SP, the instrument of data collection were two questionnaires, one applied the managers and the other the employees. The approach was a qualitative research for the survey of the opinions and behaviors in the motivational aspects. From the data collection and the analysis of the results of the research, it was observed that the way in which the companies analyzed apply their corporate policy and instruct their leader regarding the management practices applied to their subordinates, directly reflect the behavior and income of the same, affecting motivation. In this scenario of the retail trade analyzed with the field research, there was a deficiency in the integration between the managerial practices aimed at providing the motivation of those involved in the service rendering and the reach of such practices. It was possible to verify that this happened in the shops under study due to lack of integration between company and employee, knowledge of the real needs of employees and the benefits offered, greater openness for participation in decision making, lack of motivation to employees and adequate practices for team efficiency. In the companies studied, it was possible to identify the inefficiency of the company’s motivational practices, both with managers and employees. It is believed that this factor was fundamental for there to be a high turnover in the staff. The company does not adopt the tools described in the work, training and development, salary and remuneration, quality of life and performance evaluation. This does not heal the needs and expectations of managers and their collaborators. Leaders at one time do not have adequate training to motivate, act and solve problems by failing to increase the efficiency and the permanence of the team in the company.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32649
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