Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32642
Title: A influência do comportamento dos membros da alta direção na implementação e manutenção dos sistemas de gestão da qualidade baseados na norma ISO 9001:2000
Other Titles: The influence of the behavior of senior management members on the implementation and maintenance of quality management systems based on the ISO 9001:2000 standard
Authors: NASCIMENTO, Patrícia Silva do
Advisor: BERTAGNOLI, Eugênio Tadeu
type of document: Monografia
Keywords: Gestão da qualidade;Comportamento organizacional;Normas técnicas
Issue Date: Dec-2004
Publisher: 105
Citation: NASCIMENTO, Patrícia Silva do. A influência do comportamento dos membros da alta direção na implementação e manutenção dos sistemas de gestão da qualidade baseados na norma ISO 9001:2000, 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Automação de Escritório e Secretariado ) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2004.
Abstract: Buscamos com este estudo monográfico abordar aspectos relacionados ao desenvolvimento da qualidade através das últimas décadas, dando ênfase à mudança de abordagem da inspeção de produtos, passando pelo controle estatístico da qualidade e garantia da qualidade, para a gestão estratégica da qualidade. Apresentamos também o significado do que é qualidade, segundo especialistas no assunto como Joseph M. Juran, Philip B. Crosby e Armand V. Feigenbaum, além de termos como alta administração, a norma ISO 9000 e o papel da resistência num processo de mudança. Discutimos de que forma o comportamento e as atitudes dos membros da alta direção tem impactado, tanto positiva quanto negativamente, a implementação e manutenção dos Sistemas de Gestão da Qualidade baseados na norma ISO 9001:2000. Verificamos, em praticamente todas as obras consultadas relativas ao tema, que o comprometimento dos altos gerentes é um fator determinante para o sucesso dos Sistemas de Gestão da Qualidade e que o comprometimento dos demais colaboradores da organização é praticamente um reflexo do comportamento dos membros da alta direção. Finalizamos nosso estudo monográfico procurando demonstrar que, embora pareça uma tarefa fácil, lidar com a resistência dos demais colaboradores da organização tem exigido muito trabalho por parte dos membros da alta direção das empresas que decidiram implementar um Sistema de Gestão da Qualidade baseado na norma ISO 9001:2000.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32642
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Patricia Silva do Nascimento.pdf
  Restricted Access
305.04 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.